Avançar para o conteúdo principal

Quarto... Criar o refúgio necessário para crianças felizes!

Mulher que é mulher adora tudo o que seja decoração... Quando se junta a faceta de mãe, todo o universo conspira a favor de mil e uma ideias de decoração, não só para a casa, mas eu diria principalmente para o quarto do mais recente membro da família.

Eu não sou diferente do que descrevi em cima... Se eu vos disser o quanto sou fã de todos os programas de decoração que passam na televisão... Nem imaginam! E claro que a busca de inspiração para o quarto do baby boy tem sido uma constante, principalmente nos últimos tempos em que, já com 15 meses, começa a ter interesse por algumas actividades e já começo a perceber melhor a sua personalidade e a forma como ele gosta de estar.

Olhando assim para o mundo virtual, o Pinterest será, de longe, o melhor local onde podemos encontrar inspiração para as mais diversas áreas, não ficando a decoração do espaço dos mais pequenos de fora. Criei recentemente uma conta para o blog onde irei colocando as minhas inspirações sobre decoração, parentalidade ou até mesmo pequenos projecto de DIY. E já comecei a guardar as primeiras inspirações, mais concretamente sobre quartos de inspiração Montessori.

Quando pensamos em Montessori, a maioria das pessoas associa logo a um quarto em que exista uma cama em forma de casinha (já tinha escrito um pouco sobre quartos de inspiração Montessori neste post). A cama num quarto Montessori é apenas uma pequena parte daquilo que podemos criar como ambientes para as nossas crianças. Podemos criar diversos áreas como a área para relaxar, a área para os brinquedos, a área para a música ou para a leitura... Enfim, aquelas áreas de que a criança precisa no seu dia-a-dia e para o seu desenvolvimento. E para um quarto, precisamos de objectos e de mobiliário que permita construir estes mesmos ambientes e é sobre isso que é o post de hoje. Vou deixar aqui algumas dicas para espaços de dormir e de brincadeira que podem encontrar facilmente e que vos poderão ajudar com os quartos dos vossos mais pequenos, mesmo que não pretendam seguir Montessori.


ESPAÇO PARA RELAXAR E DORMIR

A cama talvez seja das primeiras coisas que compramos para o quarto dos mais pequenos. Habitualmente, começa por se ter um pequeno berço no nosso quarto, antes o bebé para o seu quarto. Quando é chegado esse momento, a escolha habitual recai nas tradicionais camas de grades, como por exemplo este berço.

Querendo promover a autonomia da criança, outras possibilidades existem como, por exemplo, camas que sejam mais próximas do chão e que permitam à criança que possa entrar e sair da cama sozinha sem perigos de quedas. Uma alternativa que já tenho visto em diversos fotografias de quartos tem sido uma cama como a da foto abaixo mas em que foram cortados os pés, ficando o colchão mais baixo.


ESPAÇO PARA BRINCADEIRAS E ARRUMAÇÃO

Quando idealizamos um quarto de criança, temos de ter presente que a sua evolução ocorre muito depressa e que rapidamente deixarão de fazer sentido temas demasiado infantis ou com demasiado cor-de-rosa ou azul. Apostem em soluções mais intemporais, de cores mais neutras e que sejam fáceis de adaptar a outros locais da casa quando, um dia mais tarde, a criança demonstrar que quer uma decoração diferente. Aqui por casa, a solução de arrumação de que mais gostamos são as estantes KALLAX.

Querendo permitir ao meu baby boy que chegue facilmente aos seus brinquedos e livros, esta pareceu-me uma boa opção já que, em cada quadrado, posso dispor os objectos e livros à visto permitindo que seja ele a escolher o que quer fazer em cada momento. Outra alternativa, mas em que os brinquedos já não estão à vista é o sistema TROFAST.

Para livros, confesso que acho muito engraçadas as soluções que a Vertbaudet possui: estantes em que os livros estão todos visíveis e acessíveis aos mais pequenos, permitindo-nos fazer a rotatividade dos livros oferecidos facilmente, permitindo à criança aceder facilmente a diferentes livros sem se sentir assoberbada pelo excesso de informação à sua volta.

 



Estas são algumas das minhas sugestões. A maior parte acaba por ser Ikea porque aqui me confesso uma fã desta loja... No entanto, este também será um dos primeiros posts de sugestões para os quartos e outros locais da casa a pensar nos mais pequenos, numa perspectiva de ambiente preparado, por isso outras sugestões irão aparecer. Fico também a aguardar as vossas dicas e sugestões que tenham criado para os vossos mais pequenos.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Dicas e sugestões... Tornar o Dia do Pai mais especial!

É impressionante como ainda ontem estávamos a comemorar a entrada no novo ano e já andamos por aqui a pensar nas sugestões mais engraçadas para o Dia do Pai. O ano avança bem rapidamente e já é tempo de pensarmos no miminho que os nossos filhos vão dar ao homem que escolhemos para pai deles. Enquanto os nossos filhotes ainda não conseguem ter voto na matéria e sugerir aquilo que querem oferecer ao pai, cabe-nos a nós, verdadeiras mães malabaristas do século XXI, abraçar mais esta tarefa e descobrir aquela lembrança que vai tornar o Dia do Pai mais especial.
Sou apologista que não devemos comprar nada apenas porque sim. Existem homens que não ligam muito a ofertas e a prendas, outros que são esquisitos e que parecem não gostar de nada, outros ainda que se fecham em copas quanto ao que gostam ou ao que precisam e existem ainda aqueles que não gostam destas "mariquices" (como eles próprios lhes chamam) das lembranças do Dia do Pai que acabam por ficar fechadas numa qualquer ga…

My Little Love: A vossa festa com amor!

O mês de Maio é um mês muito doce no que toca a comemorações aqui em casa. O próximo mês de Maio assinala o primeiro aniversário do meu casamento e o segundo aniversário do meu filhote. Apesar de ainda faltarem dois meses para o dia da festa, por aqui os preparativos já começaram. A checklist da festa de aniversário já está impressa. Já se começou a pensar nas possíveis lembranças para os amiguinhos e já andámos a espreitar as lojinhas de artigos de decoração para ver as novidades. 
Mas festa que é festa, daquelas para ser memorável, pede a ajuda de quem conhece o mundo das festas e da organização de eventos melhor do que ninguém. E é assim que vos venho falar da My Little Love. Se procurarem por organização de festas de aniversário, a oferta é imensa por essa Internet fora. Ao escolherem quem estará a colorir a vossa casa para um dia especial deixo-vos a dica de procurarem alguém com quem tenham criado empatia facilmente. A My Little Love tem como lema "divirtam-se que nós trat…

Natal guloso do baby boy

Todos nós sabemos que, nesta quadra, abundam os doces e os docinhos nas mais diversas formas e com crianças pequenas devemos ter alguns cuidados especiais quanto à alimentação. No livro "Deixe-os comer terra", de Brett Finlay e Marie-Claire Arrieta (de que já vos falei neste post sobre vacinas e neste post sobre o desmistificar do contacto das crianças com os micróbios no dia-a-dia), os autores recomendam que se mantenha o açúcar dado às crianças numa quantidade mínima pois "um bebé guloso vai, provavelmente, tornar-se uma criança gulosa", para além de que "quanto menos açúcares refinados o bebé ingerir, melhor, tanto para ele como para os biliões de micróbios que se deleitam com tudo o que termina na barriguinha dele". 
Desde que introduzi a alimentação complementar ao meu pequeno pirata, agora com 19 meses, que a preocupação com alimentos açucarados ou demasiado processados tem sido constante. Sinal disso, foram os livros que vieram viver cá para casa:…