Avançar para o conteúdo principal

Explorando novos horizontes: Os materiais Montessori

Esta semana partilhei convosco uma forma de irmos introduzindo Montessori nas nossas vidas, construindo uma estrutura com cabeça, tronco e membros e que permite proporcionar as melhores experiências aos nossos filhotes. Como é descrito no blog Aprendiendo com Montessori e com o paralelo que fiz com a pirâmide das necessidades de Maslow, a entrada no mundo de Montessori e a assimilação dos princípios inerentes a esta pedagogia devem ser feitos a partir de uma base que nos permita, enquanto pais e cuidadores, conseguirmos crescer enquanto pessoas enquanto acompanhamos lado a lado o crescimento dos nossos filhos.

Um dos patamares da pedagogia Montessori são os materiais desenvolvidos por Maria Montessori e destinados a permitir à criança a exploração da realidade, indo do mais simples para o mais complexo, fazer a sua caminhada de aprendizagem. O objectivo com que estes materiais foram criados por Montessori foi o de proporcionarem à criança terem o seu próprio ritmo de aprendizagem e de controlo dos erros que vão cometendo na sua utilização, sempre promovendo a autonomia e garantindo que conseguem descobrir, por eles, o final da actividade (fonte: Aprendiendo com Montessori). No livro "Maria Montessori: Her life and work", refere-se que o ambiente preparado se destina a permitir à criança que seja independente do adulto, sendo que se consegue esta independência através do recurso a um conjunto de materiais, adaptados à faixa etária da criança, promovendo o desenvolvimento de áreas como a vida prática, a educação sensorial, a cultura, entre outros (fonte: Lar Montessori - "Compreendendo Montessori - O material montessoriano").

Com o objectivo de partilhar convosco um pouco sobre materiais Montessori, convidei a Ana da Casa Capaz (página do Facebook, site Casa Capaz) a escrever um pouco sobre este tema. Espero que gostem desta colaboração tanto como eu! Grata por esta partilha, Ana!


UMA TORRE COR-DE-ROSA







É apenas uma torre, uma torre cor-de-rosa. Uma torre cor-de-rosa que existe em todas as escolas Montessori de todo o mundo. Em todos os continentes, para todas as línguas, para todas as crianças. Esta torre cor-de-rosa é universal.

É apenas uma torre, e é apenas cor-de-rosa, não tem números, nem desenhos, não tem uma história. Esta torre representa o volume, o peso, o sistema decimal, a raiz cúbica, entre outros.

O cérebro da criança absorve estes conceitos sem os nomear através apenas da manipulação do material. Ao fornecermos materiais para a manipulação e aprendizagem através dos sentidos, permitimos à mente absorver conceitos de matemática, linguagem, etc. 

"As mãos são o instrumento da inteligência humana" (A mente absorvente, Maria Montessori). 

Tal como a Torre Rosa, todos os materiais desenhados por Maria Montessori:
∙ Estimulam a aprendizagem através dos sentidos;
∙ Permitem à criança controlar o erro;
∙ Trabalham uma propriedade ou conceito isoladamente;
∙ e são feitos de materiais naturais e duradouros apelando ao sentido estético.

Apesar destes materiais terem sido originalmente desenhados para ser utilizados em sala de aula, actualmente são muitos os pais que os adquirem para utilização em casa, proporcionando assim aos seus filhos a oportunidade desta aprendizagem sensorial.

“… a criança tem uma mente capaz de absorver conhecimentos e o poder de se auto-instruir..”
(A mente absorvente, Maria Montessori). 

De facto, as crianças gostam de aprender por elas próprias, descobrindo as respostas sem ajuda. A descoberta do mundo gera emoção e a emoção é uma peça fundamental da aprendizagem.

Ana, Casa Capaz
Facebook: @casacapaz 
Loja Materiais Montessori: www.casacapaz.pt/loja
Instagram Casa Capaz: @casa_capaz





    Comentários

    Mensagens populares deste blogue

    Quarto de bebé: o nosso pequeno mundo!

    Durante a gravidez e mesmo depois de sermos mães, o quarto do bebé deve ser um dos locais onde passamos mais tempo e um dos quais dedicamos maior atenção na nossa casa. Se durante a gravidez, a preocupação é decorar o quarto com todos aqueles pequenos detalhes que o tornem especial e único (sem que isso seja, obrigatoriamente, sinónimo de funcionalidade), depois de sermos mães e de percebermos aquilo que o nosso bebé e nós precisamos para as diferentes parte do dia, o quarto de bebé acaba por ir sofrendo algumas adaptações ao longo do tempo. O tema do quarto de bebé não é novo aqui no blog. Se a memória não me falha, já escrevi por aqui sobre pequenas sugestões para criar um refúgio para crianças felizes , já me inspirei na IKEA Portugal para vos dar sugestões de como criar um ambiente preparado Montessori-friendly no quarto dos mais pequenos e já escrevi também por aqui sobre como não deve faltar muito para haver algumas mudanças no quarto do baby boy neste início de 2018 . Passa

    Casar: recordar um dia tão especial!

    Casamento. Aquele momento especial na vida de qualquer casal e que se deseja que seja único para toda a vida. O casamento pode ser mais ou menos tradicional mas é um momento que marca e que queremos que seja inesquecível para nós e para os nossos convidados. Desde o momento em que acontece o pedido, a cabeça (normalmente, da noiva) começa a fervilhar com mil e uma ideias para colocar em prática e a ansiedade e o stress vão aumentando exponencialmente com o aproximar da data.  Mas perguntam vocês? Porque estou eu a falar de casamentos num blog que é muito mais baby blog que outra coisa? Para quem não sabe, o meu casamento aconteceu no dia em que o meu filho fez um ano. Com o segundo aniversário do baby boy e o primeiro aniversário de casamento quase aí, estou em modo lamechas a recordar tudo o que foi preparar este dia, que foi tudo menos convencional. Querem saber como tudo aconteceu? Conforme já vos disse, o meu casamento não foi de todo tradicional. Não foi um casamento

    A pitada do Pai: quem precisa de inspiração para cozinhar?

    Quando chega a hora de iniciarmos a diversificação alimentar dos nossos filhotes, inicia-se uma aventura pelo mundo das sopas mais variadas, das papas e da necessidade de termos receitas variadas para proporcionarmos diferentes de sabores e texturas às nossas crianças. A diversificação alimentar do meu filhote iniciou-se por volta dos seis meses e por aqui já escrevi sobre a preocupação que tenho com a alimentação dele. Por exemplo, no Natal, teve direito ao seus próprios doces . Também já falei por aqui da relação que pode existir entre Baby Led Weaning e Montessori e ainda como é possível descomplicar na hora da alimentação da criançada . Por volta dos seis meses do baby boy, iniciou-se também a descoberta de diversos blogs sobre alimentação infantil. De todos, existe um em que um pai se dedica a imaginar receitas e chama-se A Pitada do Pai . Recentemente, o Rui Marques levou um pouco mais além o projecto do seu blog e foi recentemente publicado o livro A Pitada do Pai , que