Esta semana partilhei convosco uma forma de irmos introduzindo Montessori nas nossas vidas, construindo uma estrutura com cabeça, tronco e membros e que permite proporcionar as melhores experiências aos nossos filhotes. Como é descrito no blog Aprendiendo com Montessori e com o paralelo que fiz com a pirâmide das necessidades de Maslow, a entrada no mundo de Montessori e a assimilação dos princípios inerentes a esta pedagogia devem ser feitos a partir de uma base que nos permita, enquanto pais e cuidadores, conseguirmos crescer enquanto pessoas enquanto acompanhamos lado a lado o crescimento dos nossos filhos.
Um dos patamares da pedagogia Montessori são os materiais desenvolvidos por Maria Montessori e destinados a permitir à criança a exploração da realidade, indo do mais simples para o mais complexo, fazer a sua caminhada de aprendizagem. O objectivo com que estes materiais foram criados por Montessori foi o de proporcionarem à criança terem o seu próprio ritmo de aprendizagem e de controlo dos erros que vão cometendo na sua utilização, sempre promovendo a autonomia e garantindo que conseguem descobrir, por eles, o final da actividade (fonte: Aprendiendo com Montessori). No livro "Maria Montessori: Her life and work", refere-se que o ambiente preparado se destina a permitir à criança que seja independente do adulto, sendo que se consegue esta independência através do recurso a um conjunto de materiais, adaptados à faixa etária da criança, promovendo o desenvolvimento de áreas como a vida prática, a educação sensorial, a cultura, entre outros (fonte: Lar Montessori - "Compreendendo Montessori - O material montessoriano").
Com o objectivo de partilhar convosco um pouco sobre materiais Montessori, convidei a Ana da Casa Capaz (página do Facebook, site Casa Capaz) a escrever um pouco sobre este tema. Espero que gostem desta colaboração tanto como eu! Grata por esta partilha, Ana!
Com o objectivo de partilhar convosco um pouco sobre materiais Montessori, convidei a Ana da Casa Capaz (página do Facebook, site Casa Capaz) a escrever um pouco sobre este tema. Espero que gostem desta colaboração tanto como eu! Grata por esta partilha, Ana!
UMA TORRE COR-DE-ROSA
É apenas uma torre, uma torre cor-de-rosa. Uma torre cor-de-rosa que existe em todas as escolas Montessori de todo o mundo. Em todos os continentes, para todas as línguas, para todas as crianças. Esta torre cor-de-rosa é universal.
É apenas uma torre, e é apenas cor-de-rosa, não tem números, nem desenhos, não tem uma história. Esta torre representa o volume, o peso, o sistema decimal, a raiz cúbica, entre outros.
O cérebro da criança absorve estes conceitos sem os nomear através apenas da manipulação do material. Ao fornecermos materiais para a manipulação e aprendizagem através dos sentidos, permitimos à mente absorver conceitos de matemática, linguagem, etc.
"As mãos são o instrumento da inteligência humana" (A mente absorvente, Maria Montessori).
Tal como a Torre Rosa, todos os materiais desenhados por Maria Montessori:
∙ Estimulam a aprendizagem através dos sentidos;
∙ Permitem à criança controlar o erro;
∙ Trabalham uma propriedade ou conceito isoladamente;
∙ e são feitos de materiais naturais e duradouros apelando ao sentido estético.
Apesar destes materiais terem sido originalmente desenhados para ser utilizados em sala de aula, actualmente são muitos os pais que os adquirem para utilização em casa, proporcionando assim aos seus filhos a oportunidade desta aprendizagem sensorial.
“… a criança tem uma mente capaz de absorver conhecimentos e o poder de se auto-instruir..”
(A mente absorvente, Maria Montessori).
De facto, as crianças gostam de aprender por elas próprias, descobrindo as respostas sem ajuda. A descoberta do mundo gera emoção e a emoção é uma peça fundamental da aprendizagem.
Ana, Casa Capaz
Site: www.casacapaz.pt
Facebook: @casacapaz
Loja Materiais Montessori: www.casacapaz.pt/loja
Facebook loja: Materiais Montessori - Casa Capaz
Instagram Casa Capaz: @casa_capaz
Comentários
Enviar um comentário