Dúvidas. Hesitações. Questões. Inseguranças. Quem nunca as teve, principalmente depois de embarcar neste mundo da parentalidade?
Não sou nenhuma super-mulher... Estou muito, muito afastada desse estado de heroína da Marvel, vestida de cores fortes e capa sobre ombros, capaz de enfrentar este mundo e o outro sem nunca desmanchar o penteado. Aparecem nuvens no horizonte que, às vezes,me fazem ter vontade de recuar. Não sou melhor do que ninguém mas tento olhar para copo sempre como estando meio cheio porque uma vida não se quer de vazios!
Falar de Montessori é ter presente três termos fundamentais: a criança (motivo primordial de tudo), ambiente preparado e adulto preparado. Estes dois últimos podem parecer assim algo mais pomposo mas, basicamente, correspondem aos locais (e à forma como eles se organizam) onde a criança está diariamente e aos cuidadores que com ela partilham os dias, podendo estes cuidadores os pais em casa ou adultos na escola.
Entrar no mundo de Montessori como mãe é, antes de mais nada, mudar mentalidades e fugir ao que sempre fomos ouvindo dos mais velhos ao longo da nossa vida sempre que o assunto eram crianças. "Não se pode fazer assim!", "Não pode brincar aí!", "Não pode ir brincar para a rua porque está a chover!", "Não pode apanhar folhas do chão!"... E tantas outras expressões que poderiam estar aqui dias a escrevê-las...
MAS QUEM É O ADULTO PREPARADO?
Lia por estes dias, num dos muitos blogs sobre Montessori que acompanho, que a principal mudança que acontece quando Montessori entra em nossas em casa é mudarmos enquanto pessoas. Nós, os adultos, que achamos que já nada mais pode mudar e que apenas serão as nossas crianças a transformar-se... Na página Montessori Child, o adulto preparado em Montessori é descrito como "The Montessori adult may not even know that they are one. It is my belief that being a Montessori adult, whether it is a parent or teacher, is not just about the books you have read or the courses you have completed. The most vital quality of a Montessori Adult is a fundamental, unwavering belief in the beauty and importance of childhood", devendo estar muito atento a pontos-chave como a infância, o indivíduo, os direitos da criança, as responsabilidades da criança e a importância do tempo (fonte: artigo The Montessori adult + the prepared environment = the Montessori child). O papel principal do adulto em Montessori passa por "estar presente na vida da criança, física, mental e emocionalmente para ajudar no seu desenvolvimento. O adulto, seja ele pai, membro da família, professor ou outro, deve estar totalmente preparado e educado para as necessidades da criança e o seu desenvolvimento. Os adultos/pais devem preparar-se para serem passivos quando a criança se encontra num momento de descoberta e activos num momento de verdadeira necessidade" (tradução a partir do artigo The role of the adult at Montessori de Tempe Montessori School).
Durante o seu processo de preparação, o adulto deve passar por quatro níveis: preparação física(saúde, alimentação, forma de estar), preparação intelectual (processo de pesquisa e de leitura para se preparar e compreender a ligação com os outros e com o mundo), preparação profissional e tornar-se guia Montessori (em que possui já um profundo conhecimento da mente absorvente, períodos sensíveis, tendências naturais e quatro planos do desenvolvimento).
Olhando para isto tudo... É aqui que surgem as minhas dúvidas... Terei a capacidade suficiente de apenas observar o meu filho e apenas intervir quando ele verdadeiramente necessita para o seu desenvolvimento? Serei capaz de fazer a ligação necessária ao ambiente (e torná-lo preparado) para que consiga aplicar Montessori no meu dia-a-dia? Precisarei de atravessar uma grande mudança interior para chegar lá e ser o adulto preparado?
Tantas questões, tantas interrogações... Mas a certeza de que Montessori faz sentido e pode fazer a diferença no crescimento do meu baby boy!
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