Avançar para o conteúdo principal

Na minha pequena "aldeia"... Taquid - Tudo Acontece Quando Unimos Ideias

Quem me acompanha aqui no blog, no Facebook ou no Instagram, já me ouviu falar diversas vezes na "aldeia" que todos nós, enquanto pais, precisamos para ir sobrevivendo à aventura da parentalidade. Ter uma aldeia, âncoras de suporte em cada momento, verdadeiros portos de abrigo para todas as nossas dúvidas torna os nossos dias mais fáceis e diminui o negro das nuvens que possam surgir no nosso horizonte. 

E desta minha "aldeia" virtual faz parte a Diana Ferreira que muito provavelmente conhecerão do blog Taquid (blog, Facebook, Grupo do Facebook Viver Montessori | Taquid, Instagram). Já tinha escrito um pouco sobre o blog da Diana neste post onde falei sobre as minhas leituras Montessori no mundo da blogosfera. Recordando o que escrevi nesse post...
Gosto particularmente desta forma de escrita em que se partilham exemplos da vida prática, de como aplicar Montessori no nosso dia-a-dia (com muitas sugestões de actividades Montessori e de matérias Montessory-friendly que podemos utilizar com os nossos filhotes) e também alguma informação sobre o método e de resenhas sobre livros que a autora vai lendo e partilhando connosco.
 E lembrei-me de desafiar a Diana a escrever um post aqui para o blog em que descrevesse um pouco como descobriu Montessori e de que forma vive Montessori em sua casa. Espero que gostem tanto de ler as palavras da Diana como eu!


DIANA FERREIRA: UNIR IDEIAS PARA FAZER MONTESSORI ACONTECER TODOS OS DIAS



Algumas das perguntas habituais que me colocam são:

- O que me levou a apaixonar e a estudar o Método Montessori?

- Como se pode aplicar em casa?

Acredito numa parentalidade serena. Acredito que é possível viver uma parentalidade próxima da verdadeira essência dos filhos. Não é fácil e dá trabalho. O trabalho é quase todo ele, a nossa própria transformação. E este ponto levou-me, de certa forma, ao encontro de Montessori. Na procura de respostas ou na busca da confirmação do que me dizia a intuição, Montessori foi como que, uma luz que surgiu para iluminar o caminho.

Não encontrei uma filosofia, encontrei informação concreta e prática, que me ajudava a construir a tal parentalidade serena.

Certamente em criança ouviu muitas vezes a palavra Não – não, não mexe aí; não, não vás para aí… Enquanto adulta, assisto a isso em círculos de pais e filhos. Por vezes faz sentido, quando existe uma verdadeira situação de perigo, claro. Mas, todos sabemos que, na maioria das vezes, não é por situações de perigo. É mais quando vai desarrumar, tirar do sítio, quando sentimos que perdemos o controlo. Esta necessidade constante de controlar as crianças e de mostrar o poder, afasta-nos de uma relação de empatia e de compreensão sobre as necessidades da criança.

O desejo de uma pequena criança em abrir a porta do armário e tirar aquelas caixinhas todas (as mais de 50 que temos empilhadas) é uma imagem de caos na mente do adulto. Então, há que impedir esse caos! O que ouve a criança? – Não, não mexe aí. Ai, o menino… (e outras coisas ainda mais…)

Não é impossível adaptar a casa a essa curiosidade natural da criança, que tem uma necessidade constante de exploração. Se vê os pais a mexer naqueles objetos da cozinha, é porque são interessantes e fazem parte da vida real. Uma das ênfases do método é a vida prática. Há lá sítio melhor, do que a nossa casa para desenvolver esta área? Então é possível aplicar o método em casa.

Também acredito que os pais ou os cuidadores são os primeiros professores das crianças. Qual a razão para acharmos que apenas se aprende na escola e que devemos deixar o método para esse espaço? Não precisamos de ser enciclopédias. Precisamos de nos transformar em adultos preparados para compreender as necessidades dos nossos filhos.

O Método Montessori  ajuda-me a construir uma relação mais empática com a minha filha e a ter uma melhor capacidade de observação e de interpretação das suas mensagens.

Comentários

  1. A aldeia global pode ser uma grande aliada na vida de mãe. Este apoio mútuo é muito importante. Com todo o respeito, aprendemos e crescemos. Obrigada pelas tuas partilhas. Beijinhos.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Casar: recordar um dia tão especial!

Casamento. Aquele momento especial na vida de qualquer casal e que se deseja que seja único para toda a vida. O casamento pode ser mais ou menos tradicional mas é um momento que marca e que queremos que seja inesquecível para nós e para os nossos convidados. Desde o momento em que acontece o pedido, a cabeça (normalmente, da noiva) começa a fervilhar com mil e uma ideias para colocar em prática e a ansiedade e o stress vão aumentando exponencialmente com o aproximar da data.  Mas perguntam vocês? Porque estou eu a falar de casamentos num blog que é muito mais baby blog que outra coisa? Para quem não sabe, o meu casamento aconteceu no dia em que o meu filho fez um ano. Com o segundo aniversário do baby boy e o primeiro aniversário de casamento quase aí, estou em modo lamechas a recordar tudo o que foi preparar este dia, que foi tudo menos convencional. Querem saber como tudo aconteceu? Conforme já vos disse, o meu casamento não foi de todo tradicional. Não foi um casamento

Quarto de bebé: o nosso pequeno mundo!

Durante a gravidez e mesmo depois de sermos mães, o quarto do bebé deve ser um dos locais onde passamos mais tempo e um dos quais dedicamos maior atenção na nossa casa. Se durante a gravidez, a preocupação é decorar o quarto com todos aqueles pequenos detalhes que o tornem especial e único (sem que isso seja, obrigatoriamente, sinónimo de funcionalidade), depois de sermos mães e de percebermos aquilo que o nosso bebé e nós precisamos para as diferentes parte do dia, o quarto de bebé acaba por ir sofrendo algumas adaptações ao longo do tempo. O tema do quarto de bebé não é novo aqui no blog. Se a memória não me falha, já escrevi por aqui sobre pequenas sugestões para criar um refúgio para crianças felizes , já me inspirei na IKEA Portugal para vos dar sugestões de como criar um ambiente preparado Montessori-friendly no quarto dos mais pequenos e já escrevi também por aqui sobre como não deve faltar muito para haver algumas mudanças no quarto do baby boy neste início de 2018 . Passa

A pitada do Pai: quem precisa de inspiração para cozinhar?

Quando chega a hora de iniciarmos a diversificação alimentar dos nossos filhotes, inicia-se uma aventura pelo mundo das sopas mais variadas, das papas e da necessidade de termos receitas variadas para proporcionarmos diferentes de sabores e texturas às nossas crianças. A diversificação alimentar do meu filhote iniciou-se por volta dos seis meses e por aqui já escrevi sobre a preocupação que tenho com a alimentação dele. Por exemplo, no Natal, teve direito ao seus próprios doces . Também já falei por aqui da relação que pode existir entre Baby Led Weaning e Montessori e ainda como é possível descomplicar na hora da alimentação da criançada . Por volta dos seis meses do baby boy, iniciou-se também a descoberta de diversos blogs sobre alimentação infantil. De todos, existe um em que um pai se dedica a imaginar receitas e chama-se A Pitada do Pai . Recentemente, o Rui Marques levou um pouco mais além o projecto do seu blog e foi recentemente publicado o livro A Pitada do Pai , que