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Os mais pequeninos podem cozinhar?

Claro que sim! Não podemos esperar que sejam grandes chefs desde o início mas podemos deixá-los explorar a cozinha ao nosso lado, enquanto preparamos as refeições da família e sempre garantindo a sua segurança. Publiquei no Facebook, como sugestão de prenda de Natal para os mais pequenos, este kit DUKTIG da IKEA e que pode ser muito útil para que eles ganhem o entusiasmo pela cozinha, em segurança e com objectos adaptados às suas pequenas mãos e promovendo o desenvolvimento da sua motricidade e coordenação. 


Deixar os mais pequenos tocar, experimentar, mexer com as suas próprias mãos é fundamental para desenvolver as suas capacidades. Se os observarmos com atenção (pelo menos acontece com o meu filho), a vontade de ajudar e dos nos imitar está lá. Por isso porque havemos nós de os impedir de o fazer? A ideia pré-concebida de que as crianças não podem mexer nem fazer nada tem de abandonar os nossos pensamentos para que não os impeçamos de crescer ao seu ritmo e de perceber que existe liberdade para aprenderem e fazerem ao seu ritmo. É isto Montessori, não é verdade? 

As tarefas que os mais pequenos podem ir descobrindo na cozinha, adaptadas à sua idade, inserem-se dentro das actividades de vida prática de Montessori, através das quais a criança desenvolve o sentido de ordem, concentração, coordenação e independência. E basta observarmos os nossos filhotes quando estamos a preparar o jantar para vermos que a vontade de mexer na comida é mais do que muita, não é verdade? No blog Living Montessori Now podemos encontrar esta afirmação que diz tudo: "A preparação da comida é uma óptima actividade de vida prática. As crianças aprendem a cuidarem-se quando lavam as mãos. Elas desenvolvem a independência quando aprendem a preparar comida. Elas melhoram as capacidades motoras finas enquanto preparam comida. Elas praticam a cortesia quando oferecem comida para partilhar com os seus amigos". Mas não comecem já a querer colocar os mais pequenos a cozinhar uma feijoada... Eles são extremamente observadores e querem fazer sozinhos, é verdade, mas temos de lhes criar todas as condições de segurança necessárias a que consigam fazer pequenas actividades na cozinha, sem riscos, e criar actividades adaptadas à idade em que se encontram. Outro ponto importante é adaptar alguma parte da cozinha a sua pequena estatura: por exemplo, aproveitar uma gaveta mais baixa da cozinha para eles terem os seus utensílios (é como temos cá em casa) ou, em alternativa, tem pequenas prateleiras onde estejam os seus objectos e onde até possam ser colocados alguns dos alimentos para que eles possam começar a preparar os seus lanches, quando chegar a idade.

A preparação da comida pelos mais pequenos tem importantes benefícios para o seu desenvolvimento. No blog Daily Montessori são referidas algumas como desenvolver bons hábitos alimentares e de higiene associados à preparação dos alimentos, desenvolvimento de capaicdades motoras e tornar as crianças mais envolvidas com a comida (principalmente os que forem mais difíceis de comer) ao sentirem-se úteis na preparação da refeição. Existe um provérbio chinês que eu gosto muito e que diz "Diz-me e eu esquecerei, ensina-me e eu lembrar-me-ei, envolve-me e eu aprenderei". E não é isto mesmo que queremos para os nossos mais pequenos? Estratégias de aprendizagem demasiado demonstrativas sem envolver a criança não lhe vão permitir experimentar e aprender, por tentativa e erro. Se cair o objecto ao chão, não faz mal. Há que apanhar e aprender como manusear sem deixar cair. Se sujar, não faz mal. Estamos cá para ensinar a fazer sem sujar e a aprender a limpar. Acima de tudo, a criança quer estar ao nosso lado e quer que a deixemos fazer. Não podemos, enquanto pais, impedi-la, pois não? Deixem mexer. Deixem experimentar. E, acima de tudo, deixem-nos aprender a voar!

Mais links sobre Montessori e a cozinha:
Sugestões de kits DUKTIG da IKEA para fazer as delícias dos mais pequenos:

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