Avançar para o conteúdo principal

A arte de descomplicar na hora da alimentação

Qual é a mãe que, a partir do momento que descobre que está grávida ou desde que nasce o filho, não passa olhar a alimentação de uma forma completamente diferente? Parece que, de um momento para o outro, ganhamos um doutoramento e pós-doutoramento na arte de ler os hieróglifos que muitas vezes parecem as tabelas nutricionais e as listas de ingredientes dos alimentos. Ir ao supermercado passam a ser uma tarefa de exploração de teor em proteínas, hidratos de carbono e gorduras saturadas e passamos a conhecer o verdadeiro significado de termos pomposos como a famosa (e não muito amada!) maltodextrina.

E pronto, mea culpa, claro que eu também não escapei a esta intensa pesquisa de rótulos em todas as idas ao supermercado! A bem da verdade, isto não foi propriamente novidade para mim porque já há muito tempo o fazia... O que apenas se tornou diferente foi descobrir os elevados teores em açúcares adicionados que a maior parte dos alimentos para as crianças possuem. É assustador a quantidade de pacotes de açúcar que estes alimentos têm, tantas e tantas vezes superiores às doses diárias recomendadas para a faixa etária dos mais pequenos.

Parece que isto tem muito pouco de descomplicado, não é? A minha preocupação passou, desde cedo, por tentar encontrar alternativas de receitas em versão homemade e opções de compra que pudessem ser mais saudáveis para o meu bebé. Felizmente, existem cada vez mais locais onde podemos encontrar receitas para fazer para os mais pequenos, desde papas caseiras a receitas para utilizar em Baby Led Weaning (um dia destes escrevo um pouco sobre isto). Online, temos todo o mundo de blogs (e correspondentes páginas no Facebook) que nos dão algumas pistas como o Papinhas da Xica, Healthy Bites, Na Cadeira da Papa ou A Pitada do Pai, apenas para referir alguns dos mais conhecidos. Depois, temos também a possibilidade de comprar livros de receitas. Lá por casa habitam o "Mãe, quero mais!" da Leonor Cício (a autora do blog Na Cadeira da Papa), o "Comer bem, crescer saudável" da Joana Appleton Figueira e Joana Moura e o "1,2,3 Uma colher de cada vez" de Maria Antónia Peças e João Breda. Por isso, ideias não nos faltam!

Quando chegou a altura de introduzir a alimentação complementar no meu filhote, optei pelas papinhas caseiras seguindo as dicas dos links e dos livros que vos indiquei em cima. A preocupação passou por tentar encontrar diferentes sabores e sem açúcares adicionados. As papinhas preferidas do baby boy foram sempre as que levavam alfarroba e milho misturadas com frutas. Mas como nem sempre conseguimos fazer estas papinhas, uma opção de compra poderá ser a marca Holle, sobre a qual já partilhei na página do Facebook e que podem encontrar à venda nas lojas Celeiro, por exemplo. 

Algumas das papinhas da Holle que já experimentámos cá por casa

É claro que as versões homemade acabam sempre por ser a melhor opção mas não custa nada tentar procurar opções de compra que fujam às habituais papas das marcas mais tradicionais. E não pensem que é tarefa complicada porque não é! Depois de fazerem as primeiras pesquisas de marcas e das opções disponíveis no mercado (bem como escolherem as vossas receitas preferidas), rapidamente tudo fica mais descomplicado e tonar-se mais fácil a ida ao supermercado. Se existe uma receita infalível para isto? Não tenho nenhuma... Mas o que tenho a certeza é que são minutos que são bem gastos a bem da alimentação e da nutrição dos nossos filhotes. E para a nossa também!

E quais são as vossas receitas e marcas preferidas de alimentos para os mais pequenos?


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Casar: recordar um dia tão especial!

Casamento. Aquele momento especial na vida de qualquer casal e que se deseja que seja único para toda a vida. O casamento pode ser mais ou menos tradicional mas é um momento que marca e que queremos que seja inesquecível para nós e para os nossos convidados. Desde o momento em que acontece o pedido, a cabeça (normalmente, da noiva) começa a fervilhar com mil e uma ideias para colocar em prática e a ansiedade e o stress vão aumentando exponencialmente com o aproximar da data.  Mas perguntam vocês? Porque estou eu a falar de casamentos num blog que é muito mais baby blog que outra coisa? Para quem não sabe, o meu casamento aconteceu no dia em que o meu filho fez um ano. Com o segundo aniversário do baby boy e o primeiro aniversário de casamento quase aí, estou em modo lamechas a recordar tudo o que foi preparar este dia, que foi tudo menos convencional. Querem saber como tudo aconteceu? Conforme já vos disse, o meu casamento não foi de todo tradicional. Não foi um casamento

Quarto de bebé: o nosso pequeno mundo!

Durante a gravidez e mesmo depois de sermos mães, o quarto do bebé deve ser um dos locais onde passamos mais tempo e um dos quais dedicamos maior atenção na nossa casa. Se durante a gravidez, a preocupação é decorar o quarto com todos aqueles pequenos detalhes que o tornem especial e único (sem que isso seja, obrigatoriamente, sinónimo de funcionalidade), depois de sermos mães e de percebermos aquilo que o nosso bebé e nós precisamos para as diferentes parte do dia, o quarto de bebé acaba por ir sofrendo algumas adaptações ao longo do tempo. O tema do quarto de bebé não é novo aqui no blog. Se a memória não me falha, já escrevi por aqui sobre pequenas sugestões para criar um refúgio para crianças felizes , já me inspirei na IKEA Portugal para vos dar sugestões de como criar um ambiente preparado Montessori-friendly no quarto dos mais pequenos e já escrevi também por aqui sobre como não deve faltar muito para haver algumas mudanças no quarto do baby boy neste início de 2018 . Passa

A pitada do Pai: quem precisa de inspiração para cozinhar?

Quando chega a hora de iniciarmos a diversificação alimentar dos nossos filhotes, inicia-se uma aventura pelo mundo das sopas mais variadas, das papas e da necessidade de termos receitas variadas para proporcionarmos diferentes de sabores e texturas às nossas crianças. A diversificação alimentar do meu filhote iniciou-se por volta dos seis meses e por aqui já escrevi sobre a preocupação que tenho com a alimentação dele. Por exemplo, no Natal, teve direito ao seus próprios doces . Também já falei por aqui da relação que pode existir entre Baby Led Weaning e Montessori e ainda como é possível descomplicar na hora da alimentação da criançada . Por volta dos seis meses do baby boy, iniciou-se também a descoberta de diversos blogs sobre alimentação infantil. De todos, existe um em que um pai se dedica a imaginar receitas e chama-se A Pitada do Pai . Recentemente, o Rui Marques levou um pouco mais além o projecto do seu blog e foi recentemente publicado o livro A Pitada do Pai , que