Avançar para o conteúdo principal

Conhecem a alegre Paula?

Quando se fala de miúdos e de desenhos animados, a grande maioria das pessoas pensa logo em canais como o Panda, Disney Channel, Baby TV ou Baby First, muitas vezes remetendo para o esquecimento aquilo que por cá existe de bom.

Já espreitaram o Zig Zag, o programa para os mais pequenos da RTP2? Dá em dois períodos da programação deste canal, de manhã a partir das 7h e de tarde, e têm daqueles desenhos animados à antiga. Nada de PJ Masks ou coisas afins. Por aqui há desenhos animados com boas mensagens, sem super heróis do imaginário e gosto em particular de um deles pela mensagem positiva que carrega para os mais pequenos.

Conhecem a Paula? A Paula é uma pequena menina de 6 anos que vive com a mãe, a avó e o irmão. Os pais são separados (quantos meninos hoje em dia não vivem esta realidade de perto?) e tem outra particularidade. A Paula tem Síndrome de Down ou Trissomia 21. Estes desenhos animados mostram o dia-a-dia desta menina dócil com vontade de conhecer o mundo, que passa por dúvidas como todos os meninos e que gosta de ter tudo muito arrumado. Nestes desenhos animados mostra-se, numa linguagem adaptada ao mais pequenos, que os meninos com Síndrome de Down gostam das mesmas brincadeiras e aventuras que todos os outros. Apenas existe ali um gene que os faz ver o mundo de outra forma mas isso não significa que não mereçam as mesmas oportunidades de explorar a natureza, a amizade, as relações com as outras pessoas e tudo o que tiverem vontade.

Espreitem o Zig Zag e sentem-se no sofá com os vossos filhos para verem a alegre Paula. Será uma óptima oportunidade para miúdos e graúdos falarem sobre Síndrome de Down e se quebrarem determinados preconceitos. Um tempo de família de qualidade, posso garantir-vos!

Comentários

  1. Apesar de adorar os seus PJmasks também adora o Zig Zag. mas o seu favorito é o Gato do chapéu. Adorou os livros e quando viu na tv delirou. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ao Gato do Chapéu ainda não liga muito... Mas ontem adorou ver o Asterix também na RTP2 :)

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Quarto de bebé: o nosso pequeno mundo!

Durante a gravidez e mesmo depois de sermos mães, o quarto do bebé deve ser um dos locais onde passamos mais tempo e um dos quais dedicamos maior atenção na nossa casa. Se durante a gravidez, a preocupação é decorar o quarto com todos aqueles pequenos detalhes que o tornem especial e único (sem que isso seja, obrigatoriamente, sinónimo de funcionalidade), depois de sermos mães e de percebermos aquilo que o nosso bebé e nós precisamos para as diferentes parte do dia, o quarto de bebé acaba por ir sofrendo algumas adaptações ao longo do tempo. O tema do quarto de bebé não é novo aqui no blog. Se a memória não me falha, já escrevi por aqui sobre pequenas sugestões para criar um refúgio para crianças felizes , já me inspirei na IKEA Portugal para vos dar sugestões de como criar um ambiente preparado Montessori-friendly no quarto dos mais pequenos e já escrevi também por aqui sobre como não deve faltar muito para haver algumas mudanças no quarto do baby boy neste início de 2018 . Passa

Casar: recordar um dia tão especial!

Casamento. Aquele momento especial na vida de qualquer casal e que se deseja que seja único para toda a vida. O casamento pode ser mais ou menos tradicional mas é um momento que marca e que queremos que seja inesquecível para nós e para os nossos convidados. Desde o momento em que acontece o pedido, a cabeça (normalmente, da noiva) começa a fervilhar com mil e uma ideias para colocar em prática e a ansiedade e o stress vão aumentando exponencialmente com o aproximar da data.  Mas perguntam vocês? Porque estou eu a falar de casamentos num blog que é muito mais baby blog que outra coisa? Para quem não sabe, o meu casamento aconteceu no dia em que o meu filho fez um ano. Com o segundo aniversário do baby boy e o primeiro aniversário de casamento quase aí, estou em modo lamechas a recordar tudo o que foi preparar este dia, que foi tudo menos convencional. Querem saber como tudo aconteceu? Conforme já vos disse, o meu casamento não foi de todo tradicional. Não foi um casamento

Armário cápsula: receber a primavera mais leve!

Primavera. Essa estação em que os dias começam a ficar maiores, em que as roupas começam a ficar mais leves e o sol começa a estar mais presente no nosso dia-a-dia. Para muitas pessoas, a primavera é aquela estação da renovação, de uma limpeza profunda à casa e, inevitavelmente, de renovação do guarda-roupa de toda a família. E para quem tem crianças pequenas, a primavera é sinónimo de altura de fazer compras pois as roupas do ano passado já não devem servir este ano.  Nos últimos tempos, tenho tentado caminhar num caminho de compras mais conscientes, num espírito de "menos é mais", e em que tenho descoberto novos conceitos que vejo que fazem cada vez mais sentido fazer parte da minha vida. Um deles é o do armário cápsula, sobre o qual escrevi aqui e sobre o meu guarda-roupa , e que penso fazer sentido para os mais pequenos também. Já desvendei um pouco sobre este conceito para as crianças, no post em que vos perguntei se seria possível para crianças , e hoje começo uma