Avançar para o conteúdo principal

Diz-me, Happy Mom... Quem lês tu neste mundo virtual?

Sem nenhuma dúvida que a Internet encerra em si uma imensidão de recursos sobre os mais variados temas. Seja sobre maternidade, culinária, engenharia aerospacial ou a história do Império Romano, passando pela complexa teoria das cordas... Podemos encontrar de tudo um pouco nas nossas pesquisas. Haja tempo e paciência e a obtenção de informação está mais do que garantida!

E o mundo dos blogs não é uma excepção... Lia, por estes dias, no livro "Ser Blogger" de Carolina Afonso e Sandra Alvarez que em Portugal e por dia, 1,8 milhões de pessoas visitam com frequência este tipo de plataforma em busca de informação sobre um produto, uma marca ou determinado assunto. Se isto se passa no nosso cantinho à beira-mar plantado, imaginem a quantidade de acessos que existem a nível mundial a blogs e as óptimas ferramentas que eles podem ser para a nossa busca de informação.

Depois de ter escrito esta semana sobre três locais online onde podem ser encontrados livros sobre Montessori e de ter visto que a oferta acaba por não ser assim tanta... E de, numa conversa com uma amiga, termos falado numa lista de blogs que falassem sobre Montessori (e não só!)... Decidi escrever um pouco sobre alguns dos blogs que acompanho com regularidade sobre este tema e que, espero, vos possa ser útil.


TAQUID

Para começar em português, deixo aqui a sugestão do blog TAQUID da simpática Diana Ferreira. Neste blog, e como a própria autora descreve "ao teu lado, todos os dias, mergulhamos em Montessori, pensamos em actividades para as crianças, partilhamos receitas saudáveis, (des) construímos instruções DIY e vagueamos pelo quotidiano. Aprendemos fazendo, rodeadas de vida". Gosto particularmente desta forma de escrita em que se partilham exemplos da vida prática, de como aplicar Montessori no nosso dia-a-dia (com muitas sugestões de actividades Montessori e de matérias Montessory-friendly que podemos utilizar com os nossos filhotes) e também alguma informação sobre o método e de resenhas sobre livros que a autora vai lendo e partilhando connosco. Podem também acompanhar a página do Facebook do TAQUID ou o Instagram através da conta @taquid.


MINDFUL MONTESSORI


Mais um blog em português, o Mindful Montessori, que tem o objectivo muito claro de "difundir a metodologia Montessori, tornando-a acessível a todos". Na conta de Instagram @montessoriportugal, podemos acompanhar as diferentes actividades que a autora, formada em Psicologia, desenvolve com os seus três filhos, numa perspectiva muito serena e sempre com os olhos postos no ritmo da criança e naquilo a que ela mais gosta de se dedicar. Na sua página do Facebook, podemos encontrar a mais diversa informação sobre Montessori bem como a partilha de eventos de formação sobre esta pedagogia direccionados a diferentes faixas etárias. Um bom exemplo de como, com ideias muito fáceis de aplicar, podemos deixar entrar Montessori em nossas casas promovendo uma parentalidade mais consciente e feita ao ritmo dos nossos filhos.  

MONTESSORI EN CASA

Acho que o primeiro blog que descobri sobre Montessori foi da Cristina Tébar, o Montessori en Casa. A Cristina começa por escrever que, independentemente dos nossos filhos estarem numa escola mais tradicional ou numa que siga a pedagogia Montessori, seguir esta pedagogia deve ser algo que parte do nosso interior através de uma mudança de atitudes. Este blog tem uma particularidade que pode ser muito útil: disponibiliza recursos gratuitos e cursos online sobre como a pedagogia Montessori. Outros recursos que estão disponíveis é a página do Facebook, a conta do Instragram @montessoriencasa e uma app (que pode ser descarregada para IOS ou Android) em que são apresentados todos os posts que a autora vai partilhando no seu blog. Existe ainda a possibilidade de subscrever a newsletter do Montessori en Casa.


APRENDIENDO CON MONTESSORI

E mais um blog em espanhol, desta feita o Aprendiendo com Montessori.Segue também uma abordagem semelhante às duas sugestões anteriores: Zazu, a autora, mostra-nos como aplica Montessori em sua casa aplicando também ferramentas de disciplina positiva, mostrando-nos como um blog pode funcionar como um instrumento de aprendizagem e de reflexão pessoal através da clarificação de ideias. Zazu fala-nos ainda de Maria Montessori: "adoro la filosofía Montessori, considero a Maria Montessori una visionaria y una verdadera genio atemporal. Pues sus propuestas nacen de la naturaleza y la observación, dedicó su vida a los niños y a intentar hacer entender a los adultos el verdadero sentido de la infancia y la importancia de ésta". Tem página no Facebook e conta no Instagram @aprendiendoconmontessori.


DE MI CASA AL MUNDO

Em , Aguamarina criou o blog De mi casa al mundo para descrever, primeiro, as viagens realizadas em família, passando depois rapidamente para um local em que ia partilhando sobre as suas reflexões sobre a vida, família e educação, conforme podem ler aqui. Este blog apresenta-nos o conjunto mais variado de informação sobre maternidade, livros ou viagens e fala igualmente sobre a pedagogia Waldorf. Tem página no Facebook com o mesmo nome e a conta de Instagram @demicasaalmundo.


MONTESSORI AQUI EM CASA

Marina, mãe de dois filhos, partilha no seu blog Montessori aqui em casa, a experiência de ser mãe e apaixonada por Montessori. Curiosamente, quando começou as suas leituras sobre este método, a autora deparou-se com o mesmo problema que eu: "Sempre me chamou atenção que existe uma infinidade de blogs de famílias que compartilham suas experiências Montessori, mas pouquíssimos, pouquíssimos mesmo, em português. Decidi então começar minha contribuição assim: alimentando a blogosfera na nossa língua, não só com minhas postagens, mas privilegiando as citações dos blogs brasileiros. Não se trata de nenhum tipo de ufanismo, mas de somar com temas novos, próprios do nosso clima, de como Montessori se apresenta diante de costumes tão brasileiros, como driblar a escassez de fornecedores nacionais e por aí vai" como podem ler aqui. Marina mostra-nos as suas rotinas e a forma como aplica Montessori em sua casa e podemos acompanhar tudo também pela página do Facebook e pela conta do Instagram @montessoriaquiemcasa.


PEQUEFELICIDAD

Sempre tendo no horizonte a essência de se ser criança, como surge logo no cabeçalho do blog PEQUEFelicidad, Marta, uma guia Montessori, mostra-nos como este método foi determinante para a sua mudança enquanto pessoa e na forma como encarava a infância e a educação, conforme ela própria descreve aqui. No fundo, este blog é a forma que a Marta encontrou para ajudar outros pais no seu processo de crescimento enquanto cuidadores e proporcionando um conjunto de ferramentas e de actividades que podem ser usadas no dia-a-dia, seguindo Montessori, e promovendo a autonomia e o desenvolvimento dos mais pequenos. Marta possui também à página do Facebook associada ao blog bem como a conta do Instagram @pequefelicidad.


TRIGITEANDO

E chego à minha última sugestão. Trigiteando, mais um blog sobre o mundo Montessori, escrito pela Bei, uma mãe de três raparigas que aposta no respeito, na empatia e nos princípios do método Montessori para viver a sua experiência de mãe. Tem diferentes categorias no seu blog em que partilha a sua realidade sobre a aprendizagem, o crescimento, as leituras ou as viagens. Possui diversos recursos disponíveis, como por exemplo um curso online gratuito de introdução à pedagogia Montessori. Tem igualmente a página do Facebook Montessorizate - Trigiteando e a conta do Instagram @montessorizate.trigiteando.


Estas são algumas das minhas leituras online... E vocês... O que lêem neste mundo virtual?



Comentários

  1. Muito obrigada pela referência ao Taquid. Espero que continue a ser uma leitura interessante. E muito sucesso para o Happy Mom descomplicada. Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada eu por todas as partilhas, Diana, que me têm permitido aprender muito. Muito obrigada!

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

A começar a incentivar a pintura... das paredes cá de casa!

Durante o fim-de-semana partilhei na página do Facebook do blog, uma foto com as mais recentes aquisições cá de casa destinadas a criar um cantinho de artes para o baby boy. Sim, apesar de estar a comprar estas coisas muito animada ao mesmo tempo já estou a imaginar toda uma decoração nova nas paredes cá de casa. Já estou a imaginar uns dedinhos pintadinhos de verde ou de laranja a deixarem a sua marca nas paredes e no chão, qual Picasso em formação! Aqui ficam algumas das comprinhas...

Adiante que coração de mãe sofre sempre por antecipação e imagina sempre os piores cenários...
Em conversa com a educadora do meu filhote, descobri a marca Giotto, uma marca existente desde 1920, destinada a fazer as maravilhas dos mais pequenos e dos graúdos na altura de desenhar, pintar e colorir o dia com as cores do arco-íris. Os produtos desta marca são os mais variados possível, indo desde aguarelas, lápis de cera e de cor, a maquilhagem, a plasticinas e guaches laváveis. Para além do mais, tem u…

Dicas e sugestões... Tornar o Dia do Pai mais especial!

É impressionante como ainda ontem estávamos a comemorar a entrada no novo ano e já andamos por aqui a pensar nas sugestões mais engraçadas para o Dia do Pai. O ano avança bem rapidamente e já é tempo de pensarmos no miminho que os nossos filhos vão dar ao homem que escolhemos para pai deles. Enquanto os nossos filhotes ainda não conseguem ter voto na matéria e sugerir aquilo que querem oferecer ao pai, cabe-nos a nós, verdadeiras mães malabaristas do século XXI, abraçar mais esta tarefa e descobrir aquela lembrança que vai tornar o Dia do Pai mais especial.
Sou apologista que não devemos comprar nada apenas porque sim. Existem homens que não ligam muito a ofertas e a prendas, outros que são esquisitos e que parecem não gostar de nada, outros ainda que se fecham em copas quanto ao que gostam ou ao que precisam e existem ainda aqueles que não gostam destas "mariquices" (como eles próprios lhes chamam) das lembranças do Dia do Pai que acabam por ficar fechadas numa qualquer ga…

My Little Love: A vossa festa com amor!

O mês de Maio é um mês muito doce no que toca a comemorações aqui em casa. O próximo mês de Maio assinala o primeiro aniversário do meu casamento e o segundo aniversário do meu filhote. Apesar de ainda faltarem dois meses para o dia da festa, por aqui os preparativos já começaram. A checklist da festa de aniversário já está impressa. Já se começou a pensar nas possíveis lembranças para os amiguinhos e já andámos a espreitar as lojinhas de artigos de decoração para ver as novidades. 
Mas festa que é festa, daquelas para ser memorável, pede a ajuda de quem conhece o mundo das festas e da organização de eventos melhor do que ninguém. E é assim que vos venho falar da My Little Love. Se procurarem por organização de festas de aniversário, a oferta é imensa por essa Internet fora. Ao escolherem quem estará a colorir a vossa casa para um dia especial deixo-vos a dica de procurarem alguém com quem tenham criado empatia facilmente. A My Little Love tem como lema "divirtam-se que nós trat…