Avançar para o conteúdo principal

Será que um livro tem a capacidade de nos mudar?

Sim... Eu acho que sim!

Nas diferentes fases da nossa vida, existem pequenos momentos, locais ou pessoas que têm a capacidade de deixar a sua marca e mudar-nos de forma mais ou menos expressiva. Faz parte do nosso crescimento, da nossa evolução enquanto pessoas. Umas vezes, quase nem nos damos conta dessas mudanças. Outras vezes, ela surge como uma verdadeira tempestade que nos mexe com os alicerces e nos mostra que o caminho a seguir a partir daí é outro completamente diferente.

Ter descoberto o homem da minha vida mudou-me para sempre e para muito melhor! Ter sido mãe claro que mudou a minha forma de ver o mundo! Estas devem ter sido as duas maiores mudanças que tive nos últimos anos. Mas depois surgem as pequenas mudanças do dia-a-dia, aquelas que nos fazem um pequeno clique, mas que nos mostram que há um caminho diferente a seguir.

Recentemente, terminei a leitura do livro "Educar com o Coração" da Cristina Tébar do blog Montessori en Casa e editado pela Verso de Kapa. Não vou negar que o que me levou a comprar o livro inicialmente foi o interesse sobre Montessori. Mas acreditem que ler este livro foi muito mais do que ler sobre esta pedagogia. Foi mais colocar tudo em perspectiva e tentar compreender aquilo que faz ou não sentido. A Cristina, quando fala sobre o adulto preparado no seu livro, refere que este adulto deve passar por uma mudança mental e deve manter um determinado estado físico. Pode tudo isto parecer demasiado esotérico mas não será mesmo assim em todos os campos da nossa vida? Necessitamos de descobrir o nosso caminho e de efectivamente querer mudar para conseguirmos fazer o melhor por nós e pelos que nos rodeiam. Por outro lado, e como tantos profissionais de saúde nos dizem tantas vezes. Para que consigamos estar bem para os outros, necessitamos de cuidar de nós e de nos sentirmos bem na nossa pele. Temos de ver em perspectiva e aprender que existem coisas contra as quais não podemos mesmo fazer nada e, por isso, nem sequer vale a pena perdermos energia com isso. E este livro sobre Montessori também ensina isto ao adulto!

Para quem quiser um livro que nos mostre a parentalidade vista de uma outra forma, consciente e positiva, a verdadeira #maternidadeapassodecaracol, tem aqui uma óptima sugestão de leitura. Mais do que ser apenas sobre Montessori, este livro leva-nos a reflectir sobre pequenos momentos do dia-a-dia como dar ou não recompensas, elogios ou castigos. Ajuda-nos a pensar na forma como organizamos a casa e se estaremos à fazer as melhores opções que permitam desenvolver a autonomia dos nossos filhos. Para quem achar que estas pedagogias de nomes esquisitos como Montessori, Reggio Emilia, High Scope e por aí fora são meras modernices e esquisitices de um conjunto de pais, tente olhar para este livro abstraindo que tem a palavra Montessori na capa. Sugiro que leia este livro com o coração, como a Cristina própria nos diz. Se lermos com o nosso coração, este livro será devorado em menos de nada. As páginas passarão rapidamente. Acima de tudo, é um livro que nos faz reflectir sobre as pequenas coisas do dia-a-dia e isso é muito importante como pais.

Depois, para quem estiver agora a descobrir o mundo de Montessori, este é um excelente livro para ler uma e outra vez. Assinalar as passagens que mais nos fazem sentido e perceber como pode Montessori existir na nossa vida familiar. Este livro mostra que seguir Montessori é mais uma forma de estar do que uma necessidade extrema de investir dinheiro em materiais Montessori, que até podem vir a ter o efeito contrário ao que desejamos.

Leiam este livro, gostem ou não de Montessori. Leiam com o coração e com os olhos postos nos vossos filhos. Vão ver que vai valer a pena!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Casar: recordar um dia tão especial!

Casamento. Aquele momento especial na vida de qualquer casal e que se deseja que seja único para toda a vida. O casamento pode ser mais ou menos tradicional mas é um momento que marca e que queremos que seja inesquecível para nós e para os nossos convidados. Desde o momento em que acontece o pedido, a cabeça (normalmente, da noiva) começa a fervilhar com mil e uma ideias para colocar em prática e a ansiedade e o stress vão aumentando exponencialmente com o aproximar da data.  Mas perguntam vocês? Porque estou eu a falar de casamentos num blog que é muito mais baby blog que outra coisa? Para quem não sabe, o meu casamento aconteceu no dia em que o meu filho fez um ano. Com o segundo aniversário do baby boy e o primeiro aniversário de casamento quase aí, estou em modo lamechas a recordar tudo o que foi preparar este dia, que foi tudo menos convencional. Querem saber como tudo aconteceu? Conforme já vos disse, o meu casamento não foi de todo tradicional. Não foi um casamento

Quarto de bebé: o nosso pequeno mundo!

Durante a gravidez e mesmo depois de sermos mães, o quarto do bebé deve ser um dos locais onde passamos mais tempo e um dos quais dedicamos maior atenção na nossa casa. Se durante a gravidez, a preocupação é decorar o quarto com todos aqueles pequenos detalhes que o tornem especial e único (sem que isso seja, obrigatoriamente, sinónimo de funcionalidade), depois de sermos mães e de percebermos aquilo que o nosso bebé e nós precisamos para as diferentes parte do dia, o quarto de bebé acaba por ir sofrendo algumas adaptações ao longo do tempo. O tema do quarto de bebé não é novo aqui no blog. Se a memória não me falha, já escrevi por aqui sobre pequenas sugestões para criar um refúgio para crianças felizes , já me inspirei na IKEA Portugal para vos dar sugestões de como criar um ambiente preparado Montessori-friendly no quarto dos mais pequenos e já escrevi também por aqui sobre como não deve faltar muito para haver algumas mudanças no quarto do baby boy neste início de 2018 . Passa

A pitada do Pai: quem precisa de inspiração para cozinhar?

Quando chega a hora de iniciarmos a diversificação alimentar dos nossos filhotes, inicia-se uma aventura pelo mundo das sopas mais variadas, das papas e da necessidade de termos receitas variadas para proporcionarmos diferentes de sabores e texturas às nossas crianças. A diversificação alimentar do meu filhote iniciou-se por volta dos seis meses e por aqui já escrevi sobre a preocupação que tenho com a alimentação dele. Por exemplo, no Natal, teve direito ao seus próprios doces . Também já falei por aqui da relação que pode existir entre Baby Led Weaning e Montessori e ainda como é possível descomplicar na hora da alimentação da criançada . Por volta dos seis meses do baby boy, iniciou-se também a descoberta de diversos blogs sobre alimentação infantil. De todos, existe um em que um pai se dedica a imaginar receitas e chama-se A Pitada do Pai . Recentemente, o Rui Marques levou um pouco mais além o projecto do seu blog e foi recentemente publicado o livro A Pitada do Pai , que