Avançar para o conteúdo principal

Já pensaram no vosso calendário do advento?


Termina hoje o mês de Novembro e inicia-se amanhã o último mês do ano. Dezembro. Mês do Natal, dos presentes e de convívios prolongados em família. Os últimos 31 dias do ano em que fazemos a revisão do que passou e em que começamos a idealizar o novo ano que já está aí à porta.

No dia 1 de Dezembro, em muitas casas portuguesas e não só, começa a utilizar-se o calendário do advento. Para os mais distraídos, o Advento corresponde, no calendário católico, aos dias que antecedem o Natal e tem a sua origem nos Luteranos da Alemanha e na sua contagem decrescente até à Véspera de Natal, através de um risco de giz ou com uma vela acesa. Mais concretamente, para esta contagem, assinalam-se os quatro domingos que antecedem o Natal e esses são os chamados Domingos do Advento. Para a maioria de nós e fruto do consumismo tão associado a esta quadra, associamos o calendário do advento a pequenas janelas de onde, durante 24 dias, retiramos um pequeno chocolate para adoçar o nosso dia. Mas será que o calendário do advento se deve resumir a isto?

Há uns tempos, vi no Instagram da OH Brain! uma ideia engraçada para o calendário do advento: o calendário seria uma casa das emoções em que tudo caberá "um agradecimento, um cuidado, um conselho, pedacinhos de histórias ou de poesia dos nossos dias". E não é uma ideia diferente para vivermos esta quadra? Depois de ver esta ideia, pensei: "Vamos lá ver o que encontramos no Google quanto a ideias diferentes para calendários do advento?". Numa pesquisa rápida, encontrei a sugestão da Mum's the boss que sugere a criação de calendário de actividades para ser vivido em família através de pequenas actividades para realizar com os mais pequenos nesses 24 dias. Também o blog Casa com Amor faz a mesma sugestão de calendário. No post O nosso calendário do advento, apresenta diferentes fotografias e links a documentar as actividades a realizar até à véspera de Natal, algumas delas que se inserem perfeitamente no espírito das actividades de vida prática de Montessori (destaco a actividade de cozinha de dia 23/12). 

E agora perguntam vocês... E como vai ser o teu calendário do advento, Happy Mom?

Confesso que nunca achei muita piada aos calendários do advento de chocolate... Sempre achei que se perdia ali qualquer coisa, principalmente a parte de partilha e de solidariedade que devem estar presentes em todos os dias do nosso ano. Por isso, pensei num calendário do advento diferente. Que será feito por mim e por vocês. Feito de partilha, de entreajuda e de braços voluntários que pretendam ajudar... O meu calendário do advento será dar-vos a conhecer, em cada um dos 24 dias que nos separam do Natal, 24 associações/projectos solidários a quem a nossa ajuda permitirá ir um pouco mais longe no seu motivo de existir.

Fazem esta caminhada juntamente comigo durante os próximos 24 dias e levam mais longe a voz destas associações/projectos? Conto convosco!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Quarto de bebé: o nosso pequeno mundo!

Durante a gravidez e mesmo depois de sermos mães, o quarto do bebé deve ser um dos locais onde passamos mais tempo e um dos quais dedicamos maior atenção na nossa casa. Se durante a gravidez, a preocupação é decorar o quarto com todos aqueles pequenos detalhes que o tornem especial e único (sem que isso seja, obrigatoriamente, sinónimo de funcionalidade), depois de sermos mães e de percebermos aquilo que o nosso bebé e nós precisamos para as diferentes parte do dia, o quarto de bebé acaba por ir sofrendo algumas adaptações ao longo do tempo. O tema do quarto de bebé não é novo aqui no blog. Se a memória não me falha, já escrevi por aqui sobre pequenas sugestões para criar um refúgio para crianças felizes , já me inspirei na IKEA Portugal para vos dar sugestões de como criar um ambiente preparado Montessori-friendly no quarto dos mais pequenos e já escrevi também por aqui sobre como não deve faltar muito para haver algumas mudanças no quarto do baby boy neste início de 2018 . Passa

Casar: recordar um dia tão especial!

Casamento. Aquele momento especial na vida de qualquer casal e que se deseja que seja único para toda a vida. O casamento pode ser mais ou menos tradicional mas é um momento que marca e que queremos que seja inesquecível para nós e para os nossos convidados. Desde o momento em que acontece o pedido, a cabeça (normalmente, da noiva) começa a fervilhar com mil e uma ideias para colocar em prática e a ansiedade e o stress vão aumentando exponencialmente com o aproximar da data.  Mas perguntam vocês? Porque estou eu a falar de casamentos num blog que é muito mais baby blog que outra coisa? Para quem não sabe, o meu casamento aconteceu no dia em que o meu filho fez um ano. Com o segundo aniversário do baby boy e o primeiro aniversário de casamento quase aí, estou em modo lamechas a recordar tudo o que foi preparar este dia, que foi tudo menos convencional. Querem saber como tudo aconteceu? Conforme já vos disse, o meu casamento não foi de todo tradicional. Não foi um casamento

A pitada do Pai: quem precisa de inspiração para cozinhar?

Quando chega a hora de iniciarmos a diversificação alimentar dos nossos filhotes, inicia-se uma aventura pelo mundo das sopas mais variadas, das papas e da necessidade de termos receitas variadas para proporcionarmos diferentes de sabores e texturas às nossas crianças. A diversificação alimentar do meu filhote iniciou-se por volta dos seis meses e por aqui já escrevi sobre a preocupação que tenho com a alimentação dele. Por exemplo, no Natal, teve direito ao seus próprios doces . Também já falei por aqui da relação que pode existir entre Baby Led Weaning e Montessori e ainda como é possível descomplicar na hora da alimentação da criançada . Por volta dos seis meses do baby boy, iniciou-se também a descoberta de diversos blogs sobre alimentação infantil. De todos, existe um em que um pai se dedica a imaginar receitas e chama-se A Pitada do Pai . Recentemente, o Rui Marques levou um pouco mais além o projecto do seu blog e foi recentemente publicado o livro A Pitada do Pai , que