Avançar para o conteúdo principal

Descomplicar todos os dias

Ao longo da nossa vida, os nossos gostos mudam. Adoramos passar a tarde inteira nas compras e depois deixamos de gostar (sim, homens... é possível existirem mulheres que não gostam de passar o fim-de-semana inteiro nos centros comerciais às compras). Adoramos andar de ténis e depois, de um dia para o outro, passamos a fazer dos sapatos de salto alto uma continuação das nossas pernas. Odiamos sushi e depois passa a ser uma das nossas comidas peferidas (sim, true story... aconteceu comigo...). Poderia dar aqui muitos mais exemplos mas acho que vocês já estão a perceber a ideia...

Muitas destas mudanças, mais ou menos radicais, acontecem quando surge um pequeno bebé na nossa vida. Passamos a desvalorizar certas coisas para tomar outras como a nossa primeira e única prioridade. O nosso cérebro (principalmente o das mulheres mas também o dos homens) passa por enormes mudanças com a chegada do momento de seremos pais e a nossa forma de estar perante a vida passa a ser outra. De forma mais ou menos clara, mais ou menos conscientemente. 

Eu também passei (e continuo a passar por algumas mudanças ).  Ainda antes de ser mãe,  comecei a aperceber-me de que não faz sentido termos tantas coisas, sermos tão dependentes de objectos e de actos consumistas. E isso apenas se veio a acentuar ainda mais com o nascimento do meu filho. Sabem aquele cliché do "menos é mais"? Sim, faz o seu sentido. Atenção que estou longe de ser minimalista mas o que é verdade é que existem pequenos detalhes de que passei a gostar mais. E até na decoração isso se vê : sou uma fã do estilo nórdico,  com casas muito luminosas e brancas e carregadas e soluções descomplicadas para o nosso dia-a-dia. Ainda que ainda esteja num processo de caminhada nesse sentido aqui por casa... Porque Roma não se fez num dia, não é verdade?

Há uns dias escrevi que existem livros que podem mudar a nossa forma de pensar. Montessori aplica-se às crianças e também aos adultos, na medida em que nos ajuda a simplificar a forma de pensar e de estar, para além de se focar no sentido de ordem e de beleza nos ambientes. E não será essa a serenidade de que necessitamos para a nossa vida e a nossa mente para que consigamos funcionar ainda melhor? Todos os dias? Por estes dias, li também um artigo interessante publicado pela Escola Montessori do Porto com o título "Ser em vez de ter: a perspectiva Montessori", onde a autora nos escreve como reflectiu e modificou algum aspectos em sua casa, em particular a quantidade de brinquedos que por lá existiam. E será que não podemos levar esta abordagem, esta filosofia, esta forma de estar um pouco mais longe e fazermos a mesma reflexão quanto ao que temos,  ao que somos e ao que desejamos?

Pronto, podem dizer que hoje estou muito filosófica... Chata até!  Mas acho que estas linnas apenas querem dizer que atravesso uma fase de alguma mudança mental, de uma tomada de consciência e de valorização dos aspectos que realmente quero que estejam presentes na minha vida e com as quais quero que definam a minha forma de ser e de estar. Comigo e com os que me rodeiam. 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Quarto de bebé: o nosso pequeno mundo!

Durante a gravidez e mesmo depois de sermos mães, o quarto do bebé deve ser um dos locais onde passamos mais tempo e um dos quais dedicamos maior atenção na nossa casa. Se durante a gravidez, a preocupação é decorar o quarto com todos aqueles pequenos detalhes que o tornem especial e único (sem que isso seja, obrigatoriamente, sinónimo de funcionalidade), depois de sermos mães e de percebermos aquilo que o nosso bebé e nós precisamos para as diferentes parte do dia, o quarto de bebé acaba por ir sofrendo algumas adaptações ao longo do tempo. O tema do quarto de bebé não é novo aqui no blog. Se a memória não me falha, já escrevi por aqui sobre pequenas sugestões para criar um refúgio para crianças felizes , já me inspirei na IKEA Portugal para vos dar sugestões de como criar um ambiente preparado Montessori-friendly no quarto dos mais pequenos e já escrevi também por aqui sobre como não deve faltar muito para haver algumas mudanças no quarto do baby boy neste início de 2018 . Passa

Casar: recordar um dia tão especial!

Casamento. Aquele momento especial na vida de qualquer casal e que se deseja que seja único para toda a vida. O casamento pode ser mais ou menos tradicional mas é um momento que marca e que queremos que seja inesquecível para nós e para os nossos convidados. Desde o momento em que acontece o pedido, a cabeça (normalmente, da noiva) começa a fervilhar com mil e uma ideias para colocar em prática e a ansiedade e o stress vão aumentando exponencialmente com o aproximar da data.  Mas perguntam vocês? Porque estou eu a falar de casamentos num blog que é muito mais baby blog que outra coisa? Para quem não sabe, o meu casamento aconteceu no dia em que o meu filho fez um ano. Com o segundo aniversário do baby boy e o primeiro aniversário de casamento quase aí, estou em modo lamechas a recordar tudo o que foi preparar este dia, que foi tudo menos convencional. Querem saber como tudo aconteceu? Conforme já vos disse, o meu casamento não foi de todo tradicional. Não foi um casamento

A pitada do Pai: quem precisa de inspiração para cozinhar?

Quando chega a hora de iniciarmos a diversificação alimentar dos nossos filhotes, inicia-se uma aventura pelo mundo das sopas mais variadas, das papas e da necessidade de termos receitas variadas para proporcionarmos diferentes de sabores e texturas às nossas crianças. A diversificação alimentar do meu filhote iniciou-se por volta dos seis meses e por aqui já escrevi sobre a preocupação que tenho com a alimentação dele. Por exemplo, no Natal, teve direito ao seus próprios doces . Também já falei por aqui da relação que pode existir entre Baby Led Weaning e Montessori e ainda como é possível descomplicar na hora da alimentação da criançada . Por volta dos seis meses do baby boy, iniciou-se também a descoberta de diversos blogs sobre alimentação infantil. De todos, existe um em que um pai se dedica a imaginar receitas e chama-se A Pitada do Pai . Recentemente, o Rui Marques levou um pouco mais além o projecto do seu blog e foi recentemente publicado o livro A Pitada do Pai , que