Avançar para o conteúdo principal

Tanta roupa e nada para vestir: o dilema do guarda-roupa feminino!

Não podia ter dado a este post um título mais cliché no mundo das mulheres: "tanta roupa e nada para vestir". É daquelas frases que tantas de nós dizemos todos os dias pela manhã que até é título de um livro escrito pela Maria Guedes, a tão conhecida Stylista. Isto de sermos mulheres com um armário cheio de roupa pode complicar-nos bastante a vida pela manhã, ao contrário do que seria de esperar ao termos tantas opções disponíveis por onde escolher.

Nesta coisas de roupa e a minha relação com as compras, tenho passado por diversas fases. Desde comprar por impulso (quem nunca?), a ter várias peças do mesmo modelo em diferentes cores porque simplesmente as adorava, a gastar bastante dinheiro numa mala ou num par de sapatos... Mas depois vem a maternidade, a realidade do dia-a-dia muda e deixamos de precisar tanto de peças para sair e começa a fazer-nos mais falta aquela roupa mais confortável, fashion na mesma, mas que nos permita correr atrás dos nossos filhotes e que nos deixe baixar em qualquer lado sem que aconteçam situações constrangedoras. Estar bem em todas as situações acaba por ser a nossa grande preocupação... Mas continuamos a ter aqueles momentos "tanta roupa e nada para vestir"...

Desde que fui mãe, tenho comprado muito pouca roupa. O corpo mudou, ainda existe alguma recuperação a fazer quanto à forma antiga (que acho que nunca voltará porque as formas mudam mesmo!) e, por isso, tenho evitado comprar roupa que sabia que iria deixar de vestir rapidamente. Passei a ser uma compradora mais consciente e cada vez mais olho para o meu guarda-roupa como estando a precisar de um daqueles make over quase de televisão!

Como gosto de ler e de procurar inspiração, comecei a dar uma olhadela a inspiração de looks no Pinterest e em diversos blogs. Como já escrevi num post da semana passada sobre o guarda-roupa dos mais pequenos e o armário cápsula para crianças, descobri este conceito do armário cápsula no blog da Oh Maria sobre este assunto: Armário Cápsula. A Maria é pioneira sobre este assunto no nosso país (pelo menos, daquilo que pude ver...), é sem dúvida o blog a seguir sobre este assunto por cá e apresenta-nos este conceito em diversos posts do seu blog. Destaco, por exemplo, o que é um armário cápsula, perguntas e respostas sobre armário cápsulatrês coisas que aprendi sobre compras com o melhor livro que li sobre armário cápsula (o livro de que a Maria fala neste post é o The Curated Closet). Vários posts vão conseguir encontrar sobre o que é o armário cápsula e como o podem aplicar no vosso dia-a-dia. Se fizerem uma pesquisa na Internet por "capsule wardrobe", vão conseguir encontrar imensos blogs em inglês que falam sobre este tema, de que vos destaco três: Style this lifeUnfancyAnuschka Rees

Mas porque tudo isto sobre armário cápsula? E como é que isto pode ajudar-me a construir o meu guarda-roupa de mãe? 

Bem... Apesar de até ter criado um álbum no meu Pinterest sobre armário cápsula, acho que estou longe de o conseguir aplicar no meu dia-a-dia. Acho que estou muito longe de conseguir ter o desapego da Catarina Beato, do blog Dias de uma princesa, de conseguir deitar fora metade do roupeiro dela e de como consegui construir o seu armário cápsula com a ajuda da Anita do blog Look for a day. Ando com bastante vontade de destralhar o meu guarda-roupa mas acho que não vou conseguir chegar a tanto... Acima de tudo, o que sinto nesta fase é que preciso de reencontrar o meu estilo, agora como mãe de um baby boy, e preencher o meu guarda-roupa apenas com aquelas peças que sei que garantidamente vou usar e que não vão ficar a ganhar pó nos cabides. Estou a passar por um processo em que necessito de renovação e o guarda-roupa e a minha imagem é apenas a ponta do iceberg que anda por aqui.

E agora pergunto-vos... Gostaria de acompanhar este meu processo de renovação mais de perto? Gostavam que partilhasse convosco as minhas dicas para guarda-roupa de mãe e vos desse dicas das melhores lojas que fosse encontrando? Dêem-me o vosso feedback! 


Do blog Lisa Villaume (no meu Pinterest)

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Quarto de bebé: o nosso pequeno mundo!

Durante a gravidez e mesmo depois de sermos mães, o quarto do bebé deve ser um dos locais onde passamos mais tempo e um dos quais dedicamos maior atenção na nossa casa. Se durante a gravidez, a preocupação é decorar o quarto com todos aqueles pequenos detalhes que o tornem especial e único (sem que isso seja, obrigatoriamente, sinónimo de funcionalidade), depois de sermos mães e de percebermos aquilo que o nosso bebé e nós precisamos para as diferentes parte do dia, o quarto de bebé acaba por ir sofrendo algumas adaptações ao longo do tempo. O tema do quarto de bebé não é novo aqui no blog. Se a memória não me falha, já escrevi por aqui sobre pequenas sugestões para criar um refúgio para crianças felizes , já me inspirei na IKEA Portugal para vos dar sugestões de como criar um ambiente preparado Montessori-friendly no quarto dos mais pequenos e já escrevi também por aqui sobre como não deve faltar muito para haver algumas mudanças no quarto do baby boy neste início de 2018 . Passa

Casar: recordar um dia tão especial!

Casamento. Aquele momento especial na vida de qualquer casal e que se deseja que seja único para toda a vida. O casamento pode ser mais ou menos tradicional mas é um momento que marca e que queremos que seja inesquecível para nós e para os nossos convidados. Desde o momento em que acontece o pedido, a cabeça (normalmente, da noiva) começa a fervilhar com mil e uma ideias para colocar em prática e a ansiedade e o stress vão aumentando exponencialmente com o aproximar da data.  Mas perguntam vocês? Porque estou eu a falar de casamentos num blog que é muito mais baby blog que outra coisa? Para quem não sabe, o meu casamento aconteceu no dia em que o meu filho fez um ano. Com o segundo aniversário do baby boy e o primeiro aniversário de casamento quase aí, estou em modo lamechas a recordar tudo o que foi preparar este dia, que foi tudo menos convencional. Querem saber como tudo aconteceu? Conforme já vos disse, o meu casamento não foi de todo tradicional. Não foi um casamento

A pitada do Pai: quem precisa de inspiração para cozinhar?

Quando chega a hora de iniciarmos a diversificação alimentar dos nossos filhotes, inicia-se uma aventura pelo mundo das sopas mais variadas, das papas e da necessidade de termos receitas variadas para proporcionarmos diferentes de sabores e texturas às nossas crianças. A diversificação alimentar do meu filhote iniciou-se por volta dos seis meses e por aqui já escrevi sobre a preocupação que tenho com a alimentação dele. Por exemplo, no Natal, teve direito ao seus próprios doces . Também já falei por aqui da relação que pode existir entre Baby Led Weaning e Montessori e ainda como é possível descomplicar na hora da alimentação da criançada . Por volta dos seis meses do baby boy, iniciou-se também a descoberta de diversos blogs sobre alimentação infantil. De todos, existe um em que um pai se dedica a imaginar receitas e chama-se A Pitada do Pai . Recentemente, o Rui Marques levou um pouco mais além o projecto do seu blog e foi recentemente publicado o livro A Pitada do Pai , que