Avançar para o conteúdo principal

A música resolve tudo!

Vocês estão a ler o título deste post e a pensar... "Olha uma daquelas frases cliché!"... Pronto, pronto... Até pode ser mesmo uma frase cliché, mas o que é certo é que a música tem sobre todos nós o poder de nos fazer companhia nos bons e nos maus momentos. Ora vejamos: é à música mais mexida e alegre que recorremos quando queremos festejar algo, é a música mais lamechas do mundo que colocamos a tocar no jantar romântico com a nossa cara metade, é a música mais carregada de tristeza que nos acompanha nos momentos mais tristes... Nos mais diversos momentos da nossa vida, a música está lá.

Eu sou uma amante confessa dos mais diversos géneros músicas. Por exemplo, desde muito tenra idade que a música clássica entrou na minha vida, num mundo cor-de-rosa de tutus, e nunca mais me deixou. Ainda hoje, muitos são os CD de música clássica que existem lá por casa, principalmente os de Bach que adoro colocar a tocar quando preciso de inspiração para escrever. Nem todas as pessoas gostam de música da fase barroca mas comigo funciona muito bem. Depois, não consigo fazer desporto sem música! O iPod e as minhas playlists favoritas são os meus melhores companheiros nas minhas corridas e é a música que me dá a energia necessária para a aceleração final numa corrida. 

Em minha casa, a música também está sempre presente. E é claro que o baby boy teria que adquirir este gosto desde cedo, ou não estivessem os pais sempre a ouvir música (confesso que os canais de música são os mais escolhidos lá em casa quando a televisão está ligada). Já na escola haviam dado conta o gosto que ele tem pela música clássica (será genético?) e, em todas as actividades que envolvem música, é vê-lo dançar alegremente e com o maior sorriso no rosto! Temos lá por casa um maravilhoso xilofone da Plan Toys Portugal. E há uns dias até partilhei no Instagram o CD que comprei recentemente para ele na FNAC, carregado de músicas dos mais diversos compositores clássicos.


Mas como encarar a música aos olhos de Montessori?

success [in music education] is bound up with the need for the production of plenty of music around the child, so that there is set up an environment calculated to develop musical sense and intelligence

Maria Montessori, The Discovery of the Child

A música é, talvez, uma das linguagens mais universais. Mais um cliché mas é a mais pura das verdades! É um mundo que desperta a componente sensorial de uma forma especial. E é possível seguir uma educação musical seguindo os princípios criados por Maria Montessori, podendo mesmo dizer-se que a música funciona como "uma componente integral da filosofia de Montessori" (Fonte: National Association for Music Education, artigo "Music Education through Montessori lens"). Uma educação Montessori assenta, acima de tudo, em acreditar nas capacidades da criança e em ajudá-la a fazer sozinha. Olhando para as actividades musicais, cabe ao adulto preparado permitir que a criança consiga aprender com, através e sobre música, criando no ambiente preparado as condições adequadas para que isso aconteça. Uma forma de construir este ambiente preparado é disponibilizar à criança os instrumentos musicais, depois de lhe serem apresentados, e permitir-lhe a sua exploração sensorial e a sua descoberta. Esta disponibilização pode ser em cestos (podem ver as sugestões do post do blog How we Montessori cujo link está abaixo) ou em estantes abertas em que os instrumentos são colocados de forma visível, em pouca quantidade e em que se vai fazendo a rotação periódica dos instrumentos, permitindo à criança ir explorando diferentes sonoridades. Ao aplicar Montessori em casa, poderá criar-se um cantinho dedicado à música em que a exploração sensorial é feita em conjunto mas nunca sem que o adulto interfira no processo de descoberta da criança nem toque os instrumentos por ela. 

E quais são os benefícios da criação destes pequenos recantos musicais? O blog Montessori for everyone publicou uma lista de possíveis benefícios como, por exemplo, a concentração, o desenvolvimento da capacidade matemática de contagem e das capacidades auditivas, autodisciplina, cooperação e utilização da linguagem, capacidade de memorização, criatividade e coordenação motora (Fonte: Music in Montessori 1: What are the benefits?). E, no fundo, não são todas estas capacidades que pretendemos ver a criança adquirir, nos seus diversos períodos sensíveis? Parece que a música pode contribuir e muito para o ganho de autoconfiança, ainda que nem sempre possamos olhar para ela com verdadeiros olhos de ver. A música deve fazer parte do nosso dia-a-dia pois permite-nos encarar a realidade de outra forma e conseguir levar a aprendizagem mais longe. 

E vocês? Como encaram a música em vossas casas e na escola?


Para saber mais:

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Ambiente preparado e Ikea... O quarto dos mais pequenos

Propositadamente, quando escrevi o primeiro post sobre ambiente preparado e Ikea que podem ler aqui, não comecei por escrever sobre o quarto dos mais pequenos. Nos vários grupos de mães que vou acompanhando no Facebook (que não específicos sobre Montessori), a primeira questão que a maioria coloca é onde encontrar a famosa cama casinha para se construir um quarto montessoriano. E é aqui que, talvez, começa por se ter a abordagem menos adequada a Montessori e a aplicarmos esta pedagogia em nossas casas. Primeiro, convém desmistificar que uma cama em forma de casa, ainda que esteja à altura do chão e permita à criança entrar e sair livremente, não é fielmente Montessori. Trata-se de um modelo de cama de inspiração nórdica e que, por acaso, também tem o colchão perto do chão. Está na moda e muitas marcas vendem-se como sendo Montessori mas convém ter presente que este método se caracteriza, acima de tudo, por uma enorme simplicidade na forma como se prepara ao ambiente para a criança. N…

A começar a incentivar a pintura... das paredes cá de casa!

Durante o fim-de-semana partilhei na página do Facebook do blog, uma foto com as mais recentes aquisições cá de casa destinadas a criar um cantinho de artes para o baby boy. Sim, apesar de estar a comprar estas coisas muito animada ao mesmo tempo já estou a imaginar toda uma decoração nova nas paredes cá de casa. Já estou a imaginar uns dedinhos pintadinhos de verde ou de laranja a deixarem a sua marca nas paredes e no chão, qual Picasso em formação! Aqui ficam algumas das comprinhas...

Adiante que coração de mãe sofre sempre por antecipação e imagina sempre os piores cenários...
Em conversa com a educadora do meu filhote, descobri a marca Giotto, uma marca existente desde 1920, destinada a fazer as maravilhas dos mais pequenos e dos graúdos na altura de desenhar, pintar e colorir o dia com as cores do arco-íris. Os produtos desta marca são os mais variados possível, indo desde aguarelas, lápis de cera e de cor, a maquilhagem, a plasticinas e guaches laváveis. Para além do mais, tem u…

Ambiente preparado e Ikea...Porque não?

Na semana passada publiquei um breve post em que dava algumas sugestões para os quartos dos mais pequenos a partir de peças do Ikea e da Vertbaudet. Numa manhã a caminho do trabalho, fui presenteada com o novo catálogo dessa catedral de decoração que é o Ikea e lancei uma pergunta na página do Facebook que foi muito bem recebida. E que pergunta era essa? Gostariam de ver um post em que juntasse Montessori e o novo catálogo que recebi?  Dada a curiosidade com esta minha ideia, aqui estou eu a colocá-la em prática...
Mas primeiro vamos ver o que é o ambiente preparado pois afinal de contas é esse o título deste post, não é verdade? Para quem conhece a pedagogia Montessori,  o ambiente preparado surge como uma parte fundamental desta pedagogia: o ambiente deverá estar adequado à criança,  seja pela sua idade ou tamanho, e as seus interesses, ao mesmo tempo que promove a sua autonomia, permitindo que se desenvolva ao seu ritmo e sem pressões ou interferência dos adultos.
Apesar de não s…