Vocês estão a ler o título deste post e a pensar... "Olha uma daquelas frases cliché!"... Pronto, pronto... Até pode ser mesmo uma frase cliché, mas o que é certo é que a música tem sobre todos nós o poder de nos fazer companhia nos bons e nos maus momentos. Ora vejamos: é à música mais mexida e alegre que recorremos quando queremos festejar algo, é a música mais lamechas do mundo que colocamos a tocar no jantar romântico com a nossa cara metade, é a música mais carregada de tristeza que nos acompanha nos momentos mais tristes... Nos mais diversos momentos da nossa vida, a música está lá.
Eu sou uma amante confessa dos mais diversos géneros músicas. Por exemplo, desde muito tenra idade que a música clássica entrou na minha vida, num mundo cor-de-rosa de tutus, e nunca mais me deixou. Ainda hoje, muitos são os CD de música clássica que existem lá por casa, principalmente os de Bach que adoro colocar a tocar quando preciso de inspiração para escrever. Nem todas as pessoas gostam de música da fase barroca mas comigo funciona muito bem. Depois, não consigo fazer desporto sem música! O iPod e as minhas playlists favoritas são os meus melhores companheiros nas minhas corridas e é a música que me dá a energia necessária para a aceleração final numa corrida.
Em minha casa, a música também está sempre presente. E é claro que o baby boy teria que adquirir este gosto desde cedo, ou não estivessem os pais sempre a ouvir música (confesso que os canais de música são os mais escolhidos lá em casa quando a televisão está ligada). Já na escola haviam dado conta o gosto que ele tem pela música clássica (será genético?) e, em todas as actividades que envolvem música, é vê-lo dançar alegremente e com o maior sorriso no rosto! Temos lá por casa um maravilhoso xilofone da Plan Toys Portugal. E há uns dias até partilhei no Instagram o CD que comprei recentemente para ele na FNAC, carregado de músicas dos mais diversos compositores clássicos.
Mas como encarar a música aos olhos de Montessori?
“success [in music education] is bound up with the need for the production of plenty of music around the child, so that there is set up an environment calculated to develop musical sense and intelligence”
Maria Montessori, The Discovery of the Child
A música é, talvez, uma das linguagens mais universais. Mais um cliché mas é a mais pura das verdades! É um mundo que desperta a componente sensorial de uma forma especial. E é possível seguir uma educação musical seguindo os princípios criados por Maria Montessori, podendo mesmo dizer-se que a música funciona como "uma componente integral da filosofia de Montessori" (Fonte: National Association for Music Education, artigo "Music Education through Montessori lens"). Uma educação Montessori assenta, acima de tudo, em acreditar nas capacidades da criança e em ajudá-la a fazer sozinha. Olhando para as actividades musicais, cabe ao adulto preparado permitir que a criança consiga aprender com, através e sobre música, criando no ambiente preparado as condições adequadas para que isso aconteça. Uma forma de construir este ambiente preparado é disponibilizar à criança os instrumentos musicais, depois de lhe serem apresentados, e permitir-lhe a sua exploração sensorial e a sua descoberta. Esta disponibilização pode ser em cestos (podem ver as sugestões do post do blog How we Montessori cujo link está abaixo) ou em estantes abertas em que os instrumentos são colocados de forma visível, em pouca quantidade e em que se vai fazendo a rotação periódica dos instrumentos, permitindo à criança ir explorando diferentes sonoridades. Ao aplicar Montessori em casa, poderá criar-se um cantinho dedicado à música em que a exploração sensorial é feita em conjunto mas nunca sem que o adulto interfira no processo de descoberta da criança nem toque os instrumentos por ela.
E quais são os benefícios da criação destes pequenos recantos musicais? O blog Montessori for everyone publicou uma lista de possíveis benefícios como, por exemplo, a concentração, o desenvolvimento da capacidade matemática de contagem e das capacidades auditivas, autodisciplina, cooperação e utilização da linguagem, capacidade de memorização, criatividade e coordenação motora (Fonte: Music in Montessori 1: What are the benefits?). E, no fundo, não são todas estas capacidades que pretendemos ver a criança adquirir, nos seus diversos períodos sensíveis? Parece que a música pode contribuir e muito para o ganho de autoconfiança, ainda que nem sempre possamos olhar para ela com verdadeiros olhos de ver. A música deve fazer parte do nosso dia-a-dia pois permite-nos encarar a realidade de outra forma e conseguir levar a aprendizagem mais longe.
E vocês? Como encaram a música em vossas casas e na escola?
Para saber mais:
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