Avançar para o conteúdo principal

Dicas e sugestões... Tornar o Dia do Pai mais especial!

É impressionante como ainda ontem estávamos a comemorar a entrada no novo ano e já andamos por aqui a pensar nas sugestões mais engraçadas para o Dia do Pai. O ano avança bem rapidamente e já é tempo de pensarmos no miminho que os nossos filhos vão dar ao homem que escolhemos para pai deles. Enquanto os nossos filhotes ainda não conseguem ter voto na matéria e sugerir aquilo que querem oferecer ao pai, cabe-nos a nós, verdadeiras mães malabaristas do século XXI, abraçar mais esta tarefa e descobrir aquela lembrança que vai tornar o Dia do Pai mais especial.

Sou apologista que não devemos comprar nada apenas porque sim. Existem homens que não ligam muito a ofertas e a prendas, outros que são esquisitos e que parecem não gostar de nada, outros ainda que se fecham em copas quanto ao que gostam ou ao que precisam e existem ainda aqueles que não gostam destas "mariquices" (como eles próprios lhes chamam) das lembranças do Dia do Pai que acabam por ficar fechadas numa qualquer gaveta e eles não usam. Por isso, temos mesmo de ser inventivas para que não se esteja a deitar dinheiro ao vento e para que possa ser algo que o pai verdadeiramente goste e use e não fiquemos com um sabor agridoce quando ele abrir a lembrança...

Também defendo que se pode optar por experiências em vez de lembranças. Por exemplo, porque não oferecer um dia especial para ser aproveitado por pai e filhos? Os miúdos gostam de animais. Não à volta a dar. Por isso, boas sugestões de experiências para este dia e que ambos irão gostar pode ser uma ida ao Jardim Zoológico de Lisboa, ao Oceanário, ao Aquário Vasco da Gama ou a uma quinta pedagógica (por exemplo, a dos Olivais para quem for de Lisboa). Outras possibilidades, gratuitas como todas nós gostamos, pode ser um pic nic num jardim de que gostem. Vejam, por exemplo, o Jardim da Estrela em Lisboa ou o Parque Marechal Carmona, em Cascais. Se os pais gostarem mais de momentos que tenham mais a ver com a nossa história podem, por exemplo, sugerir assistir ao Render da Guarda no Palácio de Belém que acontece no terceiro domingo de cada mês, pelas 11h00, e promete ser um momento diferente!

Passando as sugestões de experiências, deixo-vos aqui algumas sugestões de miminhos para os pais, com possibilidade de personalizar ou não, e que espero que vos possa ser úteis!


A ai ai matilde não deve ser desconhecida de vocês. O seu design bem disposto oferece ofertas para as mais variadas ocasiões e já está disponível a linha para o dia do pai 2018. Deixo-vos aqui a sugestão do kit necessaire e caneca que podem adquirir aqui.


O gin é uma bebida que tem vindo a ganhar cada vez mais adeptos entre nós e muitos devem ser os pais que tem nesta a sua bebida de eleição. Para dar a conhecer um pouco mais do mundo do gin escrito por portugueses, sugiro este livro "Vamos beber um gin?", de Miguel Somsen e Daniel Carvalho, que promete ajudar a desvendar um pouco mais sobre as origens desta bebida, deixar sugestões dos melhores gins e dos mais excêntricos e também sugestões das melhores combinações.


Para os pais apaixonados pelos heróis da Marvel (tenho um cá em casa que me fez descobrir este mundo!), o leque de oferta é bem grande, desde os filmes mais variados, aos livros e ainda aos artigos de merchandising. Como sugestão, deixo-vos a oferta que podem encontrar na FNAC à espera de satisfazer os desejos dos pais amantes de super-heróis (e também dos filhos!)!. 

Feliz Dia do Pai!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Casar: recordar um dia tão especial!

Casamento. Aquele momento especial na vida de qualquer casal e que se deseja que seja único para toda a vida. O casamento pode ser mais ou menos tradicional mas é um momento que marca e que queremos que seja inesquecível para nós e para os nossos convidados. Desde o momento em que acontece o pedido, a cabeça (normalmente, da noiva) começa a fervilhar com mil e uma ideias para colocar em prática e a ansiedade e o stress vão aumentando exponencialmente com o aproximar da data. 
Mas perguntam vocês? Porque estou eu a falar de casamentos num blog que é muito mais baby blog que outra coisa? Para quem não sabe, o meu casamento aconteceu no dia em que o meu filho fez um ano. Com o segundo aniversário do baby boy e o primeiro aniversário de casamento quase aí, estou em modo lamechas a recordar tudo o que foi preparar este dia, que foi tudo menos convencional. Querem saber como tudo aconteceu?

Conforme já vos disse, o meu casamento não foi de todo tradicional. Não foi um casamento com cerimón…

Ambiente preparado e Ikea... O quarto dos mais pequenos

Propositadamente, quando escrevi o primeiro post sobre ambiente preparado e Ikea que podem ler aqui, não comecei por escrever sobre o quarto dos mais pequenos. Nos vários grupos de mães que vou acompanhando no Facebook (que não específicos sobre Montessori), a primeira questão que a maioria coloca é onde encontrar a famosa cama casinha para se construir um quarto montessoriano. E é aqui que, talvez, começa por se ter a abordagem menos adequada a Montessori e a aplicarmos esta pedagogia em nossas casas. Primeiro, convém desmistificar que uma cama em forma de casa, ainda que esteja à altura do chão e permita à criança entrar e sair livremente, não é fielmente Montessori. Trata-se de um modelo de cama de inspiração nórdica e que, por acaso, também tem o colchão perto do chão. Está na moda e muitas marcas vendem-se como sendo Montessori mas convém ter presente que este método se caracteriza, acima de tudo, por uma enorme simplicidade na forma como se prepara ao ambiente para a criança. N…

Ambiente preparado e Ikea...Porque não?

Na semana passada publiquei um breve post em que dava algumas sugestões para os quartos dos mais pequenos a partir de peças do Ikea e da Vertbaudet. Numa manhã a caminho do trabalho, fui presenteada com o novo catálogo dessa catedral de decoração que é o Ikea e lancei uma pergunta na página do Facebook que foi muito bem recebida. E que pergunta era essa? Gostariam de ver um post em que juntasse Montessori e o novo catálogo que recebi?  Dada a curiosidade com esta minha ideia, aqui estou eu a colocá-la em prática...
Mas primeiro vamos ver o que é o ambiente preparado pois afinal de contas é esse o título deste post, não é verdade? Para quem conhece a pedagogia Montessori,  o ambiente preparado surge como uma parte fundamental desta pedagogia: o ambiente deverá estar adequado à criança,  seja pela sua idade ou tamanho, e as seus interesses, ao mesmo tempo que promove a sua autonomia, permitindo que se desenvolva ao seu ritmo e sem pressões ou interferência dos adultos.
Apesar de não s…