Avançar para o conteúdo principal

Colecção "Um saltinho a...": As cidades dos pais contadas ao filho

Eu sou alfacinha de gema. O pai é nascido na Invicta. Adoro a minha Lisbonita do fundo do coração. O pai fala da sua cidade com um brilho nos olhos. Quis o destino que eu e o meu marido nos conhecêssemos na capital e o nosso filho ficasse com Lisboa como naturalidade. Pode dizer-se que Lisboa e Porto casaram-se e o amor entre as duas cidades trouxe ao mundo um pequeno rapaz curioso pelo mundo e cheio de vontade de descobrir coisas novas.

Por causa desta particularidade da nossa família, ando sempre em busca de detalhes sobre as duas cidades para a decoração cá de casa. Numa das muitas idas à FNAC (sim, apaixonada por livros só pode ter na FNAC uma das suas lojas de eleição...), descobri os livros da colecção "Um saltinho a..." da Oficina do Livro. Trata-se de uma colecção que faz parte do Plano Nacional de Leitura e tem quatro títulos: "Um saltinho a Paris", "Um saltinho a Madrid", "Um saltinho a Lisboa" e "Um saltinho ao Porto". Estão mesmo a ver o que aconteceu? Tive de trazer os livros de Lisboa e Porto para casa... Para daqui a uns tempos contar a história destas duas cidades ao meu filhote, em conjunto com o meu marido, num momento de partilha em família. O primeiro aspecto que gostava de destacar destes livros são as ilustrações. Transmitem boa disposição, são coloridas e despertam o interesse para descobrir estas duas cidades.


A Rosa é a menina que nos acompanha e nos leva a conhecer a cidade de Lisboa. O texto do livro "Um saltinho a Lisboa" é de Isabel Zambujal e as ilustrações saíram do lápis de João Fazenda. A Rosa, que tem como sonho viver no Castelo de São  Jorge, leva-nos a passear por alguns dos locais mais emblemáticos e com mais história da capital, despertando o interesse para os visitarmos in loco.




O João, com o seu espírito explorador, leva-nos a "Um saltinho ao Porto", com palavras de Isabel Zambujal e o lápis de João Fazendo a desenhar o que o Porto tem de mais bonito! O João deseja construir novas pontes para o Douro e leva-nos numa visita guiada pela cidade, mostrando-nos pequenas histórias sobre o Porto e as suas pessoas.




Acho que, depois de lermos estes dois livros, apenas podemos ficar com vontade de comer uma francesinha e finalizar a refeição com um pastel de Belém. Acho que vai ser muito engraçado contar a história das duas cidades que viram nascer os pais ao meu filho. Será um momento para ser vivido em família em que poderemos contar as nossas recordações de crianças nas duas cidades e ajudar o nosso filho a construir as suas próprias recordações e a sentir-se com um pouco do seu coração em cada uma das cidades!

Como complemento a estes dois livros, na página do Plano Nacional de Leitura, no separador Biblioteca, pode ser encontrada uma grande variedade de recursos disponíveis online sobre diferentes cidades do nosso país de que destaco "A escola de peixes do rio Tejo" e os recursos sobre a cidade de Lisboa e do Porto. Ainda na página do Plano Nacional de Leitura, podemos encontrar diferentes listas de títulos recomendados para os mais pequenos divididas por faixas etárias e por ano de escolaridade, de onde destaco a lista de Leitura em Voz Alta para a faixa etária do um aos dois anos, a faixa etária do meu filhote. Desta lista, fazem parte livros de algumas editoras de que gosto muito como a YoYo Books, a Booksmile ou a Kalandraka, entre outras. 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Casar: recordar um dia tão especial!

Casamento. Aquele momento especial na vida de qualquer casal e que se deseja que seja único para toda a vida. O casamento pode ser mais ou menos tradicional mas é um momento que marca e que queremos que seja inesquecível para nós e para os nossos convidados. Desde o momento em que acontece o pedido, a cabeça (normalmente, da noiva) começa a fervilhar com mil e uma ideias para colocar em prática e a ansiedade e o stress vão aumentando exponencialmente com o aproximar da data.  Mas perguntam vocês? Porque estou eu a falar de casamentos num blog que é muito mais baby blog que outra coisa? Para quem não sabe, o meu casamento aconteceu no dia em que o meu filho fez um ano. Com o segundo aniversário do baby boy e o primeiro aniversário de casamento quase aí, estou em modo lamechas a recordar tudo o que foi preparar este dia, que foi tudo menos convencional. Querem saber como tudo aconteceu? Conforme já vos disse, o meu casamento não foi de todo tradicional. Não foi um casamento

Quarto de bebé: o nosso pequeno mundo!

Durante a gravidez e mesmo depois de sermos mães, o quarto do bebé deve ser um dos locais onde passamos mais tempo e um dos quais dedicamos maior atenção na nossa casa. Se durante a gravidez, a preocupação é decorar o quarto com todos aqueles pequenos detalhes que o tornem especial e único (sem que isso seja, obrigatoriamente, sinónimo de funcionalidade), depois de sermos mães e de percebermos aquilo que o nosso bebé e nós precisamos para as diferentes parte do dia, o quarto de bebé acaba por ir sofrendo algumas adaptações ao longo do tempo. O tema do quarto de bebé não é novo aqui no blog. Se a memória não me falha, já escrevi por aqui sobre pequenas sugestões para criar um refúgio para crianças felizes , já me inspirei na IKEA Portugal para vos dar sugestões de como criar um ambiente preparado Montessori-friendly no quarto dos mais pequenos e já escrevi também por aqui sobre como não deve faltar muito para haver algumas mudanças no quarto do baby boy neste início de 2018 . Passa

A pitada do Pai: quem precisa de inspiração para cozinhar?

Quando chega a hora de iniciarmos a diversificação alimentar dos nossos filhotes, inicia-se uma aventura pelo mundo das sopas mais variadas, das papas e da necessidade de termos receitas variadas para proporcionarmos diferentes de sabores e texturas às nossas crianças. A diversificação alimentar do meu filhote iniciou-se por volta dos seis meses e por aqui já escrevi sobre a preocupação que tenho com a alimentação dele. Por exemplo, no Natal, teve direito ao seus próprios doces . Também já falei por aqui da relação que pode existir entre Baby Led Weaning e Montessori e ainda como é possível descomplicar na hora da alimentação da criançada . Por volta dos seis meses do baby boy, iniciou-se também a descoberta de diversos blogs sobre alimentação infantil. De todos, existe um em que um pai se dedica a imaginar receitas e chama-se A Pitada do Pai . Recentemente, o Rui Marques levou um pouco mais além o projecto do seu blog e foi recentemente publicado o livro A Pitada do Pai , que