Avançar para o conteúdo principal

David e a caixa de sapatos: Um livro para os mais pequenos!

Sou uma apaixonada por livros. Desde sempre, que me lembro de ter livros e de pedir livros aos meus pais. Um dos passeios obrigatórios sempre foi a ida à Feira do Livro de Lisboa, de onde nunca vinha de mãos vazias, o que ainda se mantém nos dias de hoje! Não direi que venho da Feira do Livro com um trolley carregado de novas aquisições, como faz o nosso Presidente da República, mas compro sempre mais um ou outro título novo.

Em vésperas do primeiro aniversário do meu filhote, eu e o pai decidimos que, em cada aniversário, lhe iríamos sempre oferecer um livro e que iríamos fomentar o gosto pela leitura desde cedo. Aliás, foi mesmo uma recomendação do pediatra do meu filho na consulta dos seis meses: disse-nos para procurarmos livros apropriados para bebés e promovermos o contacto com livros desde cedo. Confesso que, ao início, achei muito curiosa esta recomendação do pediatra mas, o que é certo, hoje o meu filho adora livros e passa horas entretido a explorar as páginas. Temos livros disponíveis para ele na sua estante, permitindo-lhe que escolha os que quer em cada momento.

Se vocês forem apaixonados por livros como eu, gostam de saber o que de novo se produz e é impossível não ir partilhando novos projectos que se descobrem. Um desses projectos que descobri recentemente foi o David e a Caixa de Sapatos, saído da imaginação da Ana Teresa Lontro e publicado pela Chiado Editora Kids. É um livro para crianças entre os sete e os dez anos e conta a história do David que, ao abrir uma caixa de sapatos, descobriu um mundo novo. Curiosa como fiquei, decidi desafiar a Ana Teresa para responder a algumas perguntas sobre o seu David. E aqui fica o resultado!


ENTREVISTA A ANA TERESA LONTRO, AUTORA DO LIVRO "DAVID E A CAIXA DE SAPATOS"

1. Antes de falarmos um pouco sobre o "David e a caixa de sapatos", quem a Ana Teresa Lontro?
Sou uma miúda de 21 anos, com uma grande paixão pela leitura e pela escrita, e que decidiu que através dos livros seria a melhor maneira de exprimir aquilo que pensa sobre a sociedade e realizar o seu sonho de "mudar o mundo".

2. Como surgiu o teu interesse pela escrita? Foi algo que sentes que nasceu contigo ou foste ganhando esta paixão a pouco e pouco?
Lembro-me que desde pequena gosto muito de escrever, fazia pequenos livros com folhas brancas, e depois inventava histórias e contava às minhas bonecas e ao meu avô. Desde cedo os textos que escrevia na escola eram escolhidos para o jornal ou pelos meus professores para concursos de escrita.

3. Fala-nos um pouco do David... Quem é o David e como é a sua caixa de sapatos?
O David é um rapaz muito curioso, brincalhão e que um dia descobre uma caixa de sapatos mágica que o transporta numa grande viagem. Montei o David um pouco à minha imagem, tendo em conta que em criança era isso mesmo que fazia, imaginava que haviam portais e fazia de conta que viajava para outros mundos!

4. Foi difícil a aventura de escrever um livro para os mais pequenos? É o teu primeiro livro para mãos pequeninas?
A parte mais complicada para mim foi tentar simplificar a linguagem e a história, mais olhei para isso como um desafio e penso que foi bem conseguido. Para quem está habituado a escrever para os graúdos lerem, com palavras mais caras e expressões mais complexas não é fácil voltar atrás. Este é o meu primeiro livro de todos, apesar de ter outras coisas escritas decidi aventurar-me no mundo dos mais pequenos porque é para mim o mundo mais bonito e cativante.

5. E as ilustrações? És tu que fazes também ou tens alguém que ilustra este projecto?
As ilustrações foram feitas pela minha querida Selma Pimentel! Uma artista única, com um talento do tamanho do mundo. A escolha foi muito simples, tendo em conta que já era fã do trabalho dela há imenso tempo, e assim que terminei de escrever pensei logo que o trabalho dela se fundia perfeitamente naquilo que eu queria. Sem ela, este projecto não teria metade da beleza.

6. E para as mães com interesse em adquirir o teu livro, onde é possível encontrar o David e a caixa de sapatos?
O livro está à venda em livrarias físicas, como a Bertrand ou a Fnac, mas também disponível em todos as plataformas online como a WOOK, a Fnac, no próprio site da Chiado Editora Kids. Para algo mais personalizado e com uma dedicatória e assinatura basta mandarem uma mensagem privada para a minha página e farei o envio do livro para qualquer sítio.

Obrigada, Ana Teresa, por teres aceite em partilhar um pouco de ti e do teu livro connosco. De certeza, que a curiosidade por saber mais sobre o David e a caixa de sapatos deve ter despertado por aí!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Quarto de bebé: o nosso pequeno mundo!

Durante a gravidez e mesmo depois de sermos mães, o quarto do bebé deve ser um dos locais onde passamos mais tempo e um dos quais dedicamos maior atenção na nossa casa. Se durante a gravidez, a preocupação é decorar o quarto com todos aqueles pequenos detalhes que o tornem especial e único (sem que isso seja, obrigatoriamente, sinónimo de funcionalidade), depois de sermos mães e de percebermos aquilo que o nosso bebé e nós precisamos para as diferentes parte do dia, o quarto de bebé acaba por ir sofrendo algumas adaptações ao longo do tempo. O tema do quarto de bebé não é novo aqui no blog. Se a memória não me falha, já escrevi por aqui sobre pequenas sugestões para criar um refúgio para crianças felizes , já me inspirei na IKEA Portugal para vos dar sugestões de como criar um ambiente preparado Montessori-friendly no quarto dos mais pequenos e já escrevi também por aqui sobre como não deve faltar muito para haver algumas mudanças no quarto do baby boy neste início de 2018 . Passa

Casar: recordar um dia tão especial!

Casamento. Aquele momento especial na vida de qualquer casal e que se deseja que seja único para toda a vida. O casamento pode ser mais ou menos tradicional mas é um momento que marca e que queremos que seja inesquecível para nós e para os nossos convidados. Desde o momento em que acontece o pedido, a cabeça (normalmente, da noiva) começa a fervilhar com mil e uma ideias para colocar em prática e a ansiedade e o stress vão aumentando exponencialmente com o aproximar da data.  Mas perguntam vocês? Porque estou eu a falar de casamentos num blog que é muito mais baby blog que outra coisa? Para quem não sabe, o meu casamento aconteceu no dia em que o meu filho fez um ano. Com o segundo aniversário do baby boy e o primeiro aniversário de casamento quase aí, estou em modo lamechas a recordar tudo o que foi preparar este dia, que foi tudo menos convencional. Querem saber como tudo aconteceu? Conforme já vos disse, o meu casamento não foi de todo tradicional. Não foi um casamento

A pitada do Pai: quem precisa de inspiração para cozinhar?

Quando chega a hora de iniciarmos a diversificação alimentar dos nossos filhotes, inicia-se uma aventura pelo mundo das sopas mais variadas, das papas e da necessidade de termos receitas variadas para proporcionarmos diferentes de sabores e texturas às nossas crianças. A diversificação alimentar do meu filhote iniciou-se por volta dos seis meses e por aqui já escrevi sobre a preocupação que tenho com a alimentação dele. Por exemplo, no Natal, teve direito ao seus próprios doces . Também já falei por aqui da relação que pode existir entre Baby Led Weaning e Montessori e ainda como é possível descomplicar na hora da alimentação da criançada . Por volta dos seis meses do baby boy, iniciou-se também a descoberta de diversos blogs sobre alimentação infantil. De todos, existe um em que um pai se dedica a imaginar receitas e chama-se A Pitada do Pai . Recentemente, o Rui Marques levou um pouco mais além o projecto do seu blog e foi recentemente publicado o livro A Pitada do Pai , que