Avançar para o conteúdo principal

Quarto... Criar o refúgio necessário para crianças felizes!

Mulher que é mulher adora tudo o que seja decoração... Quando se junta a faceta de mãe, todo o universo conspira a favor de mil e uma ideias de decoração, não só para a casa, mas eu diria principalmente para o quarto do mais recente membro da família.

Eu não sou diferente do que descrevi em cima... Se eu vos disser o quanto sou fã de todos os programas de decoração que passam na televisão... Nem imaginam! E claro que a busca de inspiração para o quarto do baby boy tem sido uma constante, principalmente nos últimos tempos em que, já com 15 meses, começa a ter interesse por algumas actividades e já começo a perceber melhor a sua personalidade e a forma como ele gosta de estar.

Olhando assim para o mundo virtual, o Pinterest será, de longe, o melhor local onde podemos encontrar inspiração para as mais diversas áreas, não ficando a decoração do espaço dos mais pequenos de fora. Criei recentemente uma conta para o blog onde irei colocando as minhas inspirações sobre decoração, parentalidade ou até mesmo pequenos projecto de DIY. E já comecei a guardar as primeiras inspirações, mais concretamente sobre quartos de inspiração Montessori.

Quando pensamos em Montessori, a maioria das pessoas associa logo a um quarto em que exista uma cama em forma de casinha (já tinha escrito um pouco sobre quartos de inspiração Montessori neste post). A cama num quarto Montessori é apenas uma pequena parte daquilo que podemos criar como ambientes para as nossas crianças. Podemos criar diversos áreas como a área para relaxar, a área para os brinquedos, a área para a música ou para a leitura... Enfim, aquelas áreas de que a criança precisa no seu dia-a-dia e para o seu desenvolvimento. E para um quarto, precisamos de objectos e de mobiliário que permita construir estes mesmos ambientes e é sobre isso que é o post de hoje. Vou deixar aqui algumas dicas para espaços de dormir e de brincadeira que podem encontrar facilmente e que vos poderão ajudar com os quartos dos vossos mais pequenos, mesmo que não pretendam seguir Montessori.


ESPAÇO PARA RELAXAR E DORMIR

A cama talvez seja das primeiras coisas que compramos para o quarto dos mais pequenos. Habitualmente, começa por se ter um pequeno berço no nosso quarto, antes o bebé para o seu quarto. Quando é chegado esse momento, a escolha habitual recai nas tradicionais camas de grades, como por exemplo este berço.

Querendo promover a autonomia da criança, outras possibilidades existem como, por exemplo, camas que sejam mais próximas do chão e que permitam à criança que possa entrar e sair da cama sozinha sem perigos de quedas. Uma alternativa que já tenho visto em diversos fotografias de quartos tem sido uma cama como a da foto abaixo mas em que foram cortados os pés, ficando o colchão mais baixo.


ESPAÇO PARA BRINCADEIRAS E ARRUMAÇÃO

Quando idealizamos um quarto de criança, temos de ter presente que a sua evolução ocorre muito depressa e que rapidamente deixarão de fazer sentido temas demasiado infantis ou com demasiado cor-de-rosa ou azul. Apostem em soluções mais intemporais, de cores mais neutras e que sejam fáceis de adaptar a outros locais da casa quando, um dia mais tarde, a criança demonstrar que quer uma decoração diferente. Aqui por casa, a solução de arrumação de que mais gostamos são as estantes KALLAX.

Querendo permitir ao meu baby boy que chegue facilmente aos seus brinquedos e livros, esta pareceu-me uma boa opção já que, em cada quadrado, posso dispor os objectos e livros à visto permitindo que seja ele a escolher o que quer fazer em cada momento. Outra alternativa, mas em que os brinquedos já não estão à vista é o sistema TROFAST.

Para livros, confesso que acho muito engraçadas as soluções que a Vertbaudet possui: estantes em que os livros estão todos visíveis e acessíveis aos mais pequenos, permitindo-nos fazer a rotatividade dos livros oferecidos facilmente, permitindo à criança aceder facilmente a diferentes livros sem se sentir assoberbada pelo excesso de informação à sua volta.

 



Estas são algumas das minhas sugestões. A maior parte acaba por ser Ikea porque aqui me confesso uma fã desta loja... No entanto, este também será um dos primeiros posts de sugestões para os quartos e outros locais da casa a pensar nos mais pequenos, numa perspectiva de ambiente preparado, por isso outras sugestões irão aparecer. Fico também a aguardar as vossas dicas e sugestões que tenham criado para os vossos mais pequenos.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Quarto de bebé: o nosso pequeno mundo!

Durante a gravidez e mesmo depois de sermos mães, o quarto do bebé deve ser um dos locais onde passamos mais tempo e um dos quais dedicamos maior atenção na nossa casa. Se durante a gravidez, a preocupação é decorar o quarto com todos aqueles pequenos detalhes que o tornem especial e único (sem que isso seja, obrigatoriamente, sinónimo de funcionalidade), depois de sermos mães e de percebermos aquilo que o nosso bebé e nós precisamos para as diferentes parte do dia, o quarto de bebé acaba por ir sofrendo algumas adaptações ao longo do tempo. O tema do quarto de bebé não é novo aqui no blog. Se a memória não me falha, já escrevi por aqui sobre pequenas sugestões para criar um refúgio para crianças felizes , já me inspirei na IKEA Portugal para vos dar sugestões de como criar um ambiente preparado Montessori-friendly no quarto dos mais pequenos e já escrevi também por aqui sobre como não deve faltar muito para haver algumas mudanças no quarto do baby boy neste início de 2018 . Passa

Casar: recordar um dia tão especial!

Casamento. Aquele momento especial na vida de qualquer casal e que se deseja que seja único para toda a vida. O casamento pode ser mais ou menos tradicional mas é um momento que marca e que queremos que seja inesquecível para nós e para os nossos convidados. Desde o momento em que acontece o pedido, a cabeça (normalmente, da noiva) começa a fervilhar com mil e uma ideias para colocar em prática e a ansiedade e o stress vão aumentando exponencialmente com o aproximar da data.  Mas perguntam vocês? Porque estou eu a falar de casamentos num blog que é muito mais baby blog que outra coisa? Para quem não sabe, o meu casamento aconteceu no dia em que o meu filho fez um ano. Com o segundo aniversário do baby boy e o primeiro aniversário de casamento quase aí, estou em modo lamechas a recordar tudo o que foi preparar este dia, que foi tudo menos convencional. Querem saber como tudo aconteceu? Conforme já vos disse, o meu casamento não foi de todo tradicional. Não foi um casamento

A pitada do Pai: quem precisa de inspiração para cozinhar?

Quando chega a hora de iniciarmos a diversificação alimentar dos nossos filhotes, inicia-se uma aventura pelo mundo das sopas mais variadas, das papas e da necessidade de termos receitas variadas para proporcionarmos diferentes de sabores e texturas às nossas crianças. A diversificação alimentar do meu filhote iniciou-se por volta dos seis meses e por aqui já escrevi sobre a preocupação que tenho com a alimentação dele. Por exemplo, no Natal, teve direito ao seus próprios doces . Também já falei por aqui da relação que pode existir entre Baby Led Weaning e Montessori e ainda como é possível descomplicar na hora da alimentação da criançada . Por volta dos seis meses do baby boy, iniciou-se também a descoberta de diversos blogs sobre alimentação infantil. De todos, existe um em que um pai se dedica a imaginar receitas e chama-se A Pitada do Pai . Recentemente, o Rui Marques levou um pouco mais além o projecto do seu blog e foi recentemente publicado o livro A Pitada do Pai , que