Avançar para o conteúdo principal

Descobertas em família: o mar

Há medida que os mais pequenos vão crescendo, as oportunidades de poder fazer mais actividades fora de casa vão surgindo. Desde os passeios em família ou à escolha de actividades disponíveis para os mais pequenos, o leque de opções é muito variado e o limite é mesmo a nossa imaginação.
Desde cedo que cá por casa os passeios têm sido uma constante. Ter filhotes não é sinónimo de deixarmos de ir aos sítios de que tanto gostamos e, por isso, o baby boy já fez alguns bons quilómetros de passeios com os pais. E já fez a sua primeira visita a um local que faz as delícias de miúdos e graúdos,  o Oceanário de Lisboa. Na altura da visita, tinha apenas nove meses mas, contra todas as nossas expectativas de pais, gostou bastante e esteve sempre muito atento a todos os movimentos dos peixes e animais, principalmenteos do aquário central (provavelmente por serem aqueles de maiores dimensões). Se há duas coisas que deixam o baby boy cá de casa sempre muito atento são animais e música. Vê-se nos seus olhos uma curiosidade redobrada quando há animais por perto ou música a tocar e também fazemos por cultivar esses dois gostos que ele tem demonstrado. E a ida ao Oceanário veio mesmo comprovar este gosto por animais!
Tenho de confessar que estava algo receosa com esta visita... Como podem imaginar, um bebé de nove meses facilmente perde o interesse por uma actividade e por isso tinha receio de que ele ficasse aborrecido logo no início da visita. No entanto, arriscamos pois é com estas pequenas actividades que vamos conhecendo os nossos pequenos (por exemplo, como se comportaria ele num local com muita gente) e que vamos afinando as nossas estratégias de pais quando as coisas não correm como estamos à espera. O saldo foi mesmo positivo: sempre atento, sempre muito curioso e com uma vontade enorme de tocar em tudo o que o rodeava. E sem grande receio dos peixes de maiores dimensões que se aproximavam do vidro no aquário central (uma garoupa quis aproximar-se bastante e ele nem recuou... Preferiu mais fazer festinhas no vidro e a garoula ali ficou!).  A nossa intenção agora é,  sendo ele mais  crescido, regressar com ele ao Oceanário para que possa desfrutar de forma diferenteda visita e, quem sabe quando for mais velho, poder proporcionar-lhe uma noite com os tubarões!
Nesta coisa de passeios com os filhotes, as expectativas dos pais são sempre elevadas e estão sempre expectantes que os mais pequenos adorem a visita e não se aborreçam com nada. A sugestão que vos deixo (e que seguimos aqui em casa) é não terem as expectativas demasiado elevadas quanto a qualquer actividade que façam nesta fase. É normal os bebés perderem o interesse, é normal ficam aborrecidos e é também normal chorarem para o demonstrarem. Cabe-nos a nós conseguirmos transmitir-lhes o máximo de calma quando eles se sentirem mais aborrecidos. Lembrem-se sempre de que o vosso estado de espírito pode melhorar ou piorar a situação pois o que o bebé fará será um reflexo daquilo que ele sente do mundo à volta dele. Pode dizer-se que "pais felizes, bebé tranquilo"! Acima de tudo, desfrutem de todos os bons momentos que escolham fazer em família pois serão esses momentos a criar as melhores recordações para os vossos filhotes.
Por aqui, já temos algumas futuras actividades "debaixo de olho" para fazer com o baby boy. Uma ida à Tapada de Mafra ou a uma quinta pedagógica.  Uma visita ao Aquário Vasco da Gama ou um concerto para bebés  (para cultivar também o gosto pela música desde cedo!). Outras actividades se seguirão adaptando sempre àidade e aos interesses do nosso pequenote. Porque ele dá-nos o sinal daquilo que mais gosta e que quer experimentar... Basta estarmos atentos!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Casar: recordar um dia tão especial!

Casamento. Aquele momento especial na vida de qualquer casal e que se deseja que seja único para toda a vida. O casamento pode ser mais ou menos tradicional mas é um momento que marca e que queremos que seja inesquecível para nós e para os nossos convidados. Desde o momento em que acontece o pedido, a cabeça (normalmente, da noiva) começa a fervilhar com mil e uma ideias para colocar em prática e a ansiedade e o stress vão aumentando exponencialmente com o aproximar da data.  Mas perguntam vocês? Porque estou eu a falar de casamentos num blog que é muito mais baby blog que outra coisa? Para quem não sabe, o meu casamento aconteceu no dia em que o meu filho fez um ano. Com o segundo aniversário do baby boy e o primeiro aniversário de casamento quase aí, estou em modo lamechas a recordar tudo o que foi preparar este dia, que foi tudo menos convencional. Querem saber como tudo aconteceu? Conforme já vos disse, o meu casamento não foi de todo tradicional. Não foi um casamento

Quarto de bebé: o nosso pequeno mundo!

Durante a gravidez e mesmo depois de sermos mães, o quarto do bebé deve ser um dos locais onde passamos mais tempo e um dos quais dedicamos maior atenção na nossa casa. Se durante a gravidez, a preocupação é decorar o quarto com todos aqueles pequenos detalhes que o tornem especial e único (sem que isso seja, obrigatoriamente, sinónimo de funcionalidade), depois de sermos mães e de percebermos aquilo que o nosso bebé e nós precisamos para as diferentes parte do dia, o quarto de bebé acaba por ir sofrendo algumas adaptações ao longo do tempo. O tema do quarto de bebé não é novo aqui no blog. Se a memória não me falha, já escrevi por aqui sobre pequenas sugestões para criar um refúgio para crianças felizes , já me inspirei na IKEA Portugal para vos dar sugestões de como criar um ambiente preparado Montessori-friendly no quarto dos mais pequenos e já escrevi também por aqui sobre como não deve faltar muito para haver algumas mudanças no quarto do baby boy neste início de 2018 . Passa

A pitada do Pai: quem precisa de inspiração para cozinhar?

Quando chega a hora de iniciarmos a diversificação alimentar dos nossos filhotes, inicia-se uma aventura pelo mundo das sopas mais variadas, das papas e da necessidade de termos receitas variadas para proporcionarmos diferentes de sabores e texturas às nossas crianças. A diversificação alimentar do meu filhote iniciou-se por volta dos seis meses e por aqui já escrevi sobre a preocupação que tenho com a alimentação dele. Por exemplo, no Natal, teve direito ao seus próprios doces . Também já falei por aqui da relação que pode existir entre Baby Led Weaning e Montessori e ainda como é possível descomplicar na hora da alimentação da criançada . Por volta dos seis meses do baby boy, iniciou-se também a descoberta de diversos blogs sobre alimentação infantil. De todos, existe um em que um pai se dedica a imaginar receitas e chama-se A Pitada do Pai . Recentemente, o Rui Marques levou um pouco mais além o projecto do seu blog e foi recentemente publicado o livro A Pitada do Pai , que