Avançar para o conteúdo principal

E quando os 12 meses estão quase a chegar...

Há dias partilhava no Facebook que por aqui já tinham começado os preparativos para a primeira festa de aniversário do baby. A bem da verdade, as primeiras pesquisas para este dia já começaram há alguns meses mas só agora se começaram a intensificar. E dizem-me vocês... Mas faltando ainda coisa de dois meses para o grande dia porque ando já eu nesta azáfáma? Bem... Uma planner freak tem destas coisas... A busca do tema, da decoração, escolher as comidinhas e tudo o mais leva o seu tempo e não se quer que nada falhe!

Todas nós, mães de primeira viagem ou não, queremos sempre que a festa de aniversário dos nossos filhotes seja marcante, principalmente ainda mais quando se trata da primeira. É bem verdade que a criança ainda não vai ligar grande coisa a esta primeira festa mas trata-se da primeira vez que se vai comemorar uma data relacionada com o bebé junto dos familiares e dos amigos mais próximos, daí que há que caprichar na preparação de tudo o que vai que ter a ver com este dia.

Neste primeiro post sobre dicas para a primeira festa, deixo-vos como primeiras sugestões a escolha de dois pontos fundamentais e partir dos quais farão as futuras escolhas:

Vamos fazer a festa em nossa casa ou vamos escolher um local fora?

Qual o tema que achamos O TEMA para a decoração?

Estas foram as primeiras perguntas que surgiram por aqui. A primeira ficou rapidamente respondida pois queríamos que a festa fosse feita em nossa casa, junto da família e dos amigos. Portanto, não houve grandes dúvidas nem grande tempo "perdido" nesta fase.

Mas seguiu-se depois a escolha do tema da decoração... É aqui que se pode perder mais algum tempo dada a grande variedade de temas que se podem encontrar em qualquer loja de artigos de festa. Uma escolha feita a dois para garantir que o primeiro aniversário irá encher o coração tanto da mãe como do pai. Por aqui, a escolha foi feita depois de pesquisar o que haveria de temas para primeiro aniversário de um menino em algumas lojas online de produtos de festa. Posso dizer-vos que irão entrar num mundo que nunca mais acaba e poderá passar-vos pela cabeça tornar o primeiro aniversário do vosso bebé numa festa que dure uma semana para que possam utilizar todos os temas por que se apaixonaram. Será uma escolha mais ou menos difícil, tal seja a vossa capacidade de se deslumbrarem com os inúmeros bonequinhos fofinhos que habitam nestas lojinhas. Mas haverá um que vos piscará o olho com tal intensidade e que saberão que será o que irão gostar de recordar mais tarde quando se lembrarem deste dia.

Aqui vos deixo algumas dicas de lojas online em que fiz a minha pesquisa para escolher o tema. Muitas têm igualmente loja física, pelo que facilmente poderão depois ver ao vivo e a cores os diferentes artigos para poderem fazer a melhor escolha.

Docinho de Açúcar (loja física na Parede)
O Coelho Branco (loja física em Almada)
Unique Party (loja física em Leiria)
Party & Bite (loja física em Lisboa, Alvalade)
Partyland (loja física em Lisboa)

Obviamente que algumas grandes superfícies (como o Continente, por exemplo) e outras lojas podem também ter artigos para festa de aniversário e aqui, a escolha do local para compra, irá também depender do orçamento que definam para a festa (mas isso ficará para outro post).

E assim acabamos este primeiro post sobre a primeira festa de aniversário. Acompanhem o Facebook da Happy Mom Descomplicada onde mais pormenores irão ser partilhados sobre a tarefa hercúlea de organizar a primeira festa de sempre!!!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Ambiente preparado e Ikea... O quarto dos mais pequenos

Propositadamente, quando escrevi o primeiro post sobre ambiente preparado e Ikea que podem ler aqui, não comecei por escrever sobre o quarto dos mais pequenos. Nos vários grupos de mães que vou acompanhando no Facebook (que não específicos sobre Montessori), a primeira questão que a maioria coloca é onde encontrar a famosa cama casinha para se construir um quarto montessoriano. E é aqui que, talvez, começa por se ter a abordagem menos adequada a Montessori e a aplicarmos esta pedagogia em nossas casas. Primeiro, convém desmistificar que uma cama em forma de casa, ainda que esteja à altura do chão e permita à criança entrar e sair livremente, não é fielmente Montessori. Trata-se de um modelo de cama de inspiração nórdica e que, por acaso, também tem o colchão perto do chão. Está na moda e muitas marcas vendem-se como sendo Montessori mas convém ter presente que este método se caracteriza, acima de tudo, por uma enorme simplicidade na forma como se prepara ao ambiente para a criança. N…

A começar a incentivar a pintura... das paredes cá de casa!

Durante o fim-de-semana partilhei na página do Facebook do blog, uma foto com as mais recentes aquisições cá de casa destinadas a criar um cantinho de artes para o baby boy. Sim, apesar de estar a comprar estas coisas muito animada ao mesmo tempo já estou a imaginar toda uma decoração nova nas paredes cá de casa. Já estou a imaginar uns dedinhos pintadinhos de verde ou de laranja a deixarem a sua marca nas paredes e no chão, qual Picasso em formação! Aqui ficam algumas das comprinhas...

Adiante que coração de mãe sofre sempre por antecipação e imagina sempre os piores cenários...
Em conversa com a educadora do meu filhote, descobri a marca Giotto, uma marca existente desde 1920, destinada a fazer as maravilhas dos mais pequenos e dos graúdos na altura de desenhar, pintar e colorir o dia com as cores do arco-íris. Os produtos desta marca são os mais variados possível, indo desde aguarelas, lápis de cera e de cor, a maquilhagem, a plasticinas e guaches laváveis. Para além do mais, tem u…

Ambiente preparado e Ikea...Porque não?

Na semana passada publiquei um breve post em que dava algumas sugestões para os quartos dos mais pequenos a partir de peças do Ikea e da Vertbaudet. Numa manhã a caminho do trabalho, fui presenteada com o novo catálogo dessa catedral de decoração que é o Ikea e lancei uma pergunta na página do Facebook que foi muito bem recebida. E que pergunta era essa? Gostariam de ver um post em que juntasse Montessori e o novo catálogo que recebi?  Dada a curiosidade com esta minha ideia, aqui estou eu a colocá-la em prática...
Mas primeiro vamos ver o que é o ambiente preparado pois afinal de contas é esse o título deste post, não é verdade? Para quem conhece a pedagogia Montessori,  o ambiente preparado surge como uma parte fundamental desta pedagogia: o ambiente deverá estar adequado à criança,  seja pela sua idade ou tamanho, e as seus interesses, ao mesmo tempo que promove a sua autonomia, permitindo que se desenvolva ao seu ritmo e sem pressões ou interferência dos adultos.
Apesar de não s…