Avançar para o conteúdo principal

O meu bebé já se senta e consegue transformar uma abóbora num barco com um canivete suíço!

Todos os pais, principalmente, na fase em que os filhotes são bebés, anseiam por todas as coisas novas que ele será capaz de fazer. Acompanhar objectos com o olhar, rebolar, sentar sem apoio, conseguir sentar-se sozinho, gatinhar, andar... E por aí fora! Estamos sempre à espera de quando será o momento e sempre a desejar conseguir imortalizar o momento em foto ou vídeo... E todas estas conquistas do nosso bebé surgem, inevitavelmente, em qualquer conversa que tenhamos com outras mães. E é aí que nos podemos começar a corroer por dentro...

Em todas as conversas, parece que os bebés das nossas amigas, e que têm menos idade que o nosso, conseguem sempre fazer muito mais coisas. É porque dorme a noite inteira desde que saiu da barriga (e não da maternidade que isso já é muito tarde!) e o nosso continua ainda a acordar de hora a hora para comer. É porque mama de 4h em 4h desde que saiu da maternidade e, nesse tempo, as nossas amigas conseguem ir ao ginásio, ao cabeleireiro, à manicure e à massagem de corpo inteiro, enquanto as nossas raízes continuam a crescer a olhos vistos e o nosso bebé parece querer comer este mundo e outro. É porque já se consegue sentar sozinho apenas com 4 meses e escrever um ensaio filosófico e o nosso ainda teima em estar deitado sem grande vontade de sequer rebolar. É porque já gatinha e faz movimentos à Missão Impossível e o nosso bebé não está nem para aí virado... E aí começam as eternas comparações entre bebés que apenas conseguem uma coisa: deixar uma (ou mais mães) de coração apertado e ainda com mais dúvidas sobre se o seu bebé se estará a desenvolver bem.

Todas nós, quando embarcamos nestas conversas de mães, temos de ter presente que não existem bebés perfeitos nem super mães. E também ter presente aquele velho ditado que diz "quem conta um conto, acrescenta-lhe um ponto"... Não digo que não possam existir bebés que durmam uma noite inteira desde cedo ou que não atinjam estádios de desenvolvimentos mais cedo do que outros. Cada bebé tem o seu ritmo e é natural que uns consigam fazer mais coisas do que outros com o mesmo número de meses. O que temos é de pensar é que nem sempre a história é contada completamente e, na maior parte dos casos, aquela mãe cujo bebé parece perfeito também terá as suas angústias, os seus momentos de mais ou menos desespero e, quem sabe, de algumas lágrimas por a maternidade poder não estar a correr como desejaria... Dentro de casa não sabemos o que se passa. Não podemos é entregar-nos às comparações de forma negativa e deixar que isso nos afecte ou pensarmos que algo de mal se possa estar a passar com o nosso bebé. Quem temos no nosso colo é um pequeno ser que tem o seu ritmo de evolução e de crescimento e que será diferente de todos os bebés que o rodeiam. O que importa é que o profissional de saúde que o acompanha não nos transmita preocupações de maior e nos tranquilize dizendo que está dentro do que é esperado para a idade do nosso bebé.

Não façam tantas comparações... Cada triângulo bebé-pai-mãe é único e não pode ser imitado de nenhuma forma. Façam os vossos bebés felizes com menos comparações e mais tranquilidade!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Ambiente preparado e Ikea... O quarto dos mais pequenos

Propositadamente, quando escrevi o primeiro post sobre ambiente preparado e Ikea que podem ler aqui, não comecei por escrever sobre o quarto dos mais pequenos. Nos vários grupos de mães que vou acompanhando no Facebook (que não específicos sobre Montessori), a primeira questão que a maioria coloca é onde encontrar a famosa cama casinha para se construir um quarto montessoriano. E é aqui que, talvez, começa por se ter a abordagem menos adequada a Montessori e a aplicarmos esta pedagogia em nossas casas. Primeiro, convém desmistificar que uma cama em forma de casa, ainda que esteja à altura do chão e permita à criança entrar e sair livremente, não é fielmente Montessori. Trata-se de um modelo de cama de inspiração nórdica e que, por acaso, também tem o colchão perto do chão. Está na moda e muitas marcas vendem-se como sendo Montessori mas convém ter presente que este método se caracteriza, acima de tudo, por uma enorme simplicidade na forma como se prepara ao ambiente para a criança. N…

A começar a incentivar a pintura... das paredes cá de casa!

Durante o fim-de-semana partilhei na página do Facebook do blog, uma foto com as mais recentes aquisições cá de casa destinadas a criar um cantinho de artes para o baby boy. Sim, apesar de estar a comprar estas coisas muito animada ao mesmo tempo já estou a imaginar toda uma decoração nova nas paredes cá de casa. Já estou a imaginar uns dedinhos pintadinhos de verde ou de laranja a deixarem a sua marca nas paredes e no chão, qual Picasso em formação! Aqui ficam algumas das comprinhas...

Adiante que coração de mãe sofre sempre por antecipação e imagina sempre os piores cenários...
Em conversa com a educadora do meu filhote, descobri a marca Giotto, uma marca existente desde 1920, destinada a fazer as maravilhas dos mais pequenos e dos graúdos na altura de desenhar, pintar e colorir o dia com as cores do arco-íris. Os produtos desta marca são os mais variados possível, indo desde aguarelas, lápis de cera e de cor, a maquilhagem, a plasticinas e guaches laváveis. Para além do mais, tem u…

Ambiente preparado e Ikea...Porque não?

Na semana passada publiquei um breve post em que dava algumas sugestões para os quartos dos mais pequenos a partir de peças do Ikea e da Vertbaudet. Numa manhã a caminho do trabalho, fui presenteada com o novo catálogo dessa catedral de decoração que é o Ikea e lancei uma pergunta na página do Facebook que foi muito bem recebida. E que pergunta era essa? Gostariam de ver um post em que juntasse Montessori e o novo catálogo que recebi?  Dada a curiosidade com esta minha ideia, aqui estou eu a colocá-la em prática...
Mas primeiro vamos ver o que é o ambiente preparado pois afinal de contas é esse o título deste post, não é verdade? Para quem conhece a pedagogia Montessori,  o ambiente preparado surge como uma parte fundamental desta pedagogia: o ambiente deverá estar adequado à criança,  seja pela sua idade ou tamanho, e as seus interesses, ao mesmo tempo que promove a sua autonomia, permitindo que se desenvolva ao seu ritmo e sem pressões ou interferência dos adultos.
Apesar de não s…